Em breve, São Luiz Gonzaga contará com 36 câmeras de videomonitoramento

São Luiz Gonzaga está mudando! Esta afirmação é constatada pelo grande fluxo de veículos nas ruas, novos estabelecimentos comerciais abertos, novas ruas asfaltadas e, da mesma forma, pela expansão urbana vista diariamente. E, assim, como em qualquer cidade em pleno desenvolvimento, a questão da segurança pública é vista como uma das áreas essenciais para o bem estar da população. Neste intuito, após projetos criados neste sentido, hoje, São Luiz Gonzaga já está sendo contemplada com um importante aliado no combate à criminalidade: o sistema de videomonitoramento.

A partir da semana que vem, estarão sendo instaladas 26 novas câmeras de videomonitoramento na zona urbana, as quais foram adquiridas pela Prefeitura Municipal através de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Marroni (PT) no valor de R$ 1 milhão. Estes equipamentos virão a somar às 10 câmeras já em funcionamento no município, adquiridas por meio de portaria do ENAFRON através de projeto elaborado pela Administração Municipal e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, comitê formado por representantes dos órgãos de segurança pública do município.

SÃO LUIZ: UMA DAS CIDADES COM MAIOR NÚMERO DE CÂMERAS - Considerando as dimensões da cidade e a densidade demográfica, São Luiz será uma das cidades gaúchas com maior número de câmeras de videomonitoramento em relação ao número de habitantes, fator que terá um grande impacto positivo na questão da segurança pública. Esta demanda pelo videomonitoramento em São Luiz Gonzaga é datada de longos anos, sendo uma das prioridades escolhidas junto ao processo da Consulta Popular, mas que, infelizmente, não logrou êxito. Agora, com a implantação dos pontos de videomonitoramento, a sensação de segurança começa a ser sentida no meio da comunidade, como seguem alguns depoimentos:

SENSAÇÃO DE SEGURANÇA - Para Paulo Rogério de Lima Baggio, gerente de um posto de combustíveis da cidade, a implantação de mais 26 câmeras de monitoramento irá aumentar a sensação de segurança da população, assim como de estabelecimentos comerciais que trabalham em horários noturnos, como o posto de combustível que Paulo gerencia. Segundo ele, o estabelecimento, que sofreu com ações criminosas anos atrás e hoje conta com 24 câmeras de monitoramento privado nas suas dependências, além de um guarda, será beneficiado com o funcionamento da câmera de videomonitoramento instalada na esquina do posto de combustível, proporcionando maior segurança para os funcionários que trabalham até às 22h30min.

ACRÉSCIMO NO MONITORAMENTO DE ESTABELECIMENTOS - Proprietário de outro posto combustível da cidade, Leandro Chitolina ressaltou que o monitoramento por câmeras é essencial em uma cidade, mas que ainda existem pessoas que têm resistência a mudanças e criticam a implantação das câmeras. Segundo Leandro, seu estabelecimento, que trabalha 24h por dia, terá um acréscimo na segurança com a presença de uma câmera na esquina do posto, a qual poderá monitorar todas as cercanias a qualquer momento do dia.

ENTROSAMENTO ENTRE SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA - Para Cláudio Perônio, proprietário de empresa de segurança e monitoramento, a implantação das câmeras na cidade trará bons resultados para a redução de ocorrências; porém, citou ser primordial o entrosamento entre a segurança pública e a privada, uma vez que o monitoramento servirá para inibir ações criminosas. Segundo ele, se ocorrer a troca de informações entre os órgãos públicos de segurança e as empresas privadas que prestam o serviço de monitoramento, a abrangência das câmeras e sua eficácia em antecipar possíveis delitos (como furtos, comuns em determinadas épocas do ano) será de suma importância para a segurança da comunidade em geral.

AUXÍLIO EM INVESTIGAÇÕES - Um comerciante da área central da cidade que não quis se identificar salientou que a presença das 36 câmeras de videomonitoramento não será capaz de coibir a ação de meliantes, mas, no entanto, deverá ser de grande valia na investigação e elucidação de crimes praticados na cidade. Para ele, somente a instalação de câmeras não é capaz de intimidar um criminoso na prática de um crime.

INSTALAÇÕES - De acordo com representante da empresa NJS Telecom, responsável pela instalação das câmeras, a equipe estará em São Luiz Gonzaga a partir de segunda-feira realizando a implantação dos 26 novos pontos de monitoramento, os quais virão a somar às 10 câmeras já instaladas na cidade, proporcionando 36 câmeras de videomonitoramento em várias ruas para servir de auxílio no combate à criminalidade. Para isso, os postes já estão implantados nos pontos definidos pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal e aguardam apenas a colocação dos equipamentos e ligação de energia para iniciar o seu funcionamento. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)