Cidadão Móbile: uma ferramenta para facilitar a vida do cidadão

• Aplicativo implantado pela Prefeitura Municipal permite a solicitação de serviços pelo cidadão de qualquer lugar, a partir de seu smartphone ou tablet

Assunto: Secretaria da Administração  |   Publicado em: 24/11/2015 às 15:59   |   Imprimir

Com o objetivo de facilitar a solicitação de serviços pelo contribuinte, a Administração Municipal implantou o aplicativo “Cidadão Móbile”, software desenvolvido pela ABASE Sistemas e Soluções e que proporciona rapidez e comodidade ao cidadão no requerimento de serviços junto a secretarias municipais.

COMO ACESSAR – Para utilizar este novo canal de comunicação, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura Municipal (www.saoluizgonzaga.rs.gov.br) através de seu tablet ou smatphone, clicar no link do “Cidadão Móbile” localizado no canto direito superior do site, e baixar o aplicativo, bem como instruções sobre sua funcionalidade.

Link para realizar o download no seu celular: http://tinyurl.com/saoluizgonzaga

Link para acessar o software no navegador: http://msip.abase.com.br/saoluizgonzaga

CIDADÃO MÓBILE WEB – Para facilitar o acesso a solicitações de serviços, a prefeitura disponibilizou no portal o “Cidadão Móbile Web”, o qual permite que sejam feitos os cadastros e pedidos diretamente no site, de qualquer computador, bastando acessar o link http://msip.abase.com.br/saoluizgonzaga ou clicar no box “Cidadão Móbile Web”, localizado no lado direito do site da prefeitura: www.saoluizgonzaga.rs.gov.br.

Esta plataforma de comunicação vem a somar com os outros meios de comunicação do contribuinte com a Administração Municipal, seja através do site da Prefeitura Municipal (com a utilização da Ouvidoria, SIC ou contato por email), através do telefone (3352-9300) ou por visita pessoal.

FACILIDADES PARA O CIDADÃO - Dentre as diversas funcionalidades do software, destacam-se a solicitação de serviços municipais, como recolhimento de galhos, reparos da iluminação pública, recolhimento de animais mortos, podas em praças públicas, entre outros. Segundo a ABASE, a principal característica deste sistema é a mobilidade que o cidadão possui, pois, através de seu smartphone, poderá conectar-se à Prefeitura Municipal de qualquer lugar.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS – As solicitações de serviços são:

• Iluminação Pública (o morador poderá solicitar o reparo de lâmpadas digitando o endereço do local onde se faz necessária a realização do serviço)

• Podas em Praças Públicas (solicitação de podas de árvores e vegetação em praças e locais públicos)

• Recolhimento de animais mortos

• Recolhimento de galhos (solicitação que proporciona o agendamento e posterior retirada de resíduos de podas)

• Roçagem em praças públicas

• Fiscalização de Obras (permite que o cidadão denuncie ou solicite providências acerca de irregularidades em obras, conforme o Código de Postura do Município)

• Fiscalização Tributária (proporciona meio de denúncia quanto a atividades de comércio e ambulantes em desacordo com a Lei Municipal)

PIONEIRA NO RS - Com a implantação do software “Cidadão Móbile”, São Luiz Gonzaga passa a ser uma das primeiras cidades gaúchas a utilizar a plataforma de comunicação diretamente com o internauta; assim, o cidadão não precisará mais ir até a prefeitura para realizar uma solicitação de serviços. Isso tudo será automatizado através da internet, gerando, desta forma, comodidade e agilidade ao cidadão, ao mesmo tempo em que proporcionará que a Administração Municipal realize uma gestão com informações sistematizadas, baseadas em dados concretos. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)