Museólogo de Ijuí avaliou acervo de indumentárias de Jayme C. Braun

• Profissional destacou a importância dos cuidados quanto à preservação do material histórico do payador

Assunto: Secretaria da Administração  |   Publicado em: 21/09/2015 às 15:44   |   Imprimir

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal da Administração e Desenvolvimento e do Setor de Turismo, realizou uma parceria com o Museu Augusto Pestana de Ijuí, e trouxe ao município o museólogo Éder Oliveira para avaliar a situação atual da indumentária completa do payador Jayme Caetano Braun, a qual foi doada pela família e será exposta em mobiliário adequado junto ao Memorial localizado no Centro de Informações Turísticas, que está sendo construído com esta finalidade.

Museólogo formado pela UFPEL, Éder Oliveira ressaltou a importância do mobiliário adequado para a conservação do acervo, o qual comporta peças têxteis que estão guardadas em armários há 16 anos e que devem ter uma durabilidade maior ainda. Para isso, será necessário que algumas peças sejam lavadas com sabão neutro, outras a seco, além de cuidados especiais na limpeza do chapéu, bem como as botas, para que fiquem posicionadas no mobiliário de forma reta. Todos esses cuidados, desde o mobiliário adequado, estão sendo pensados para que haja a devida proteção enquanto os têxteis estão em boas condições, para que se possa ter uma durabilidade de muitos anos, sendo uma das maiores atrações do  Memorial Jayme Caetano Braun. (Pelo Setor de Turismo/Prefeitura de São Luiz Gonzaga)