Beneficiários do BPC devem atualizar informações no CadÚnico

A Secretaria de Ação Social e Comunitária reforça o aviso para que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que não realizaram a atualização dos dados – nos últimos dois anos – no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que compareçam ao CRAS ou a sede da secretaria para o cadastro das novas informações.

Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) segue um cronograma, publicado em 2018, o qual determina prazos para suspensão e bloqueio do benefício de acordo com a data de aniversário de cada beneficiário. Confira:

Lote

 Período de aniversário do beneficiário 

Competência inicial
da suspensão 

Período máximo do bloqueio 

01/04 a 30/06

Julho de 2019

01/08/2019 a 30/08/2019

01/07 a 30/09

Outubro 2019

01/11/2019 a 30/11/2019

01/10 a 31/12

 Janeiro de 2020

01/02/2020 a 01/03/2020

 

Conforme informações do ministério, o benefício poderá ser reativado assim que a inscrição for identificada. Ainda segundo divulgação do MDS, “o beneficiário que não realizar a inscrição no CadÚnico e não entrar em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 30 dias após a data do bloqueio, poderá ter o benefício suspenso. Os interessados têm a opção de entrar com recurso contra a suspensão do benefício nos canais de atendimento do INSS em até 30 dias a partir da data da suspensão”.   

Já para a inclusão no CadÚnico, os beneficiários devem comparecer ao CRAS ou a Secretaria de Ação Social e Comunitária portando CPF; Carteira de Identidade; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e comprovante de residência (conta de luz). Também é necessário apresentar a documentação de todos os integrantes do núcleo familiar que residem na mesma casa.

O BPC é destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, impossibilitados de se manterem financeiramente. Para mais informações, é possível entrar em contato com o CRAS – na Avenida Senador Pinheiro Machado, número 4901 – pelo telefone (55) 3352-4428, ou com a Secretaria de Ação Social e Comunitária – no Setor do Bolsa Família – pelo (55) 3352-9353.  

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Ilustração