Inaugurada nova central de oxigênio do Hospital São Luiz Gonzaga

• Obra foi realizada em parceria pelo HSLG, Prefeitura Municipal, Associação Amigas do Bem e grupo Filhos da Terra

Assunto: HSLG  |   Publicado em: 31/03/2021 às 12:04   |   Imprimir

A nova central líquida de oxigênio do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) iniciou o funcionamento no último final de semana. Um ato simbólico para marcar a inauguração da estrutura ocorreu na tarde de terça-feira (30). O ato contou com a participação do prefeito, Sidney Brondani; do vice-prefeito Piti Werle; da administradora do HSLG, Iria Diecrich; da presidente da Associação Amigas do Bem, Cláudia Juchen Parcianello; da integrante do grupo Filhos da Terra, Marilda Dorneles Nunes e imprensa local.

A construção da estrutura para servir de base para a uma nova central e a instalação do tanque de oxigênio líquido foram executadas em parceria pelo HSLG, Prefeitura Municipal (por meio da Secretaria de Obras e Viação), Associação Amigas do Bem e grupo Filhos da Terra. O novo tanque de O² armazena 9 mil litros de oxigênio líquido. Antes do início do funcionamento, o hospital e a prefeitura buscavam cilindros de oxigênio – duas vezes ao dia – em Santa Maria para atender a demanda, a qual aumentou devido a pandemia de COVID-19.

Na ocasião, a administradora do HSLG, Iria Diedrich, destacou a situação enfrentada pelo hospital e pelos profissionais de saúde, os quais têm sofrido junto com os pacientes e as famílias na luta contra a COVID-19. Iria agradeceu o apoio de todos os grupos e pessoas que têm se enjangado, dentro de suas possibilidades, para auxiliar a instituição.

O prefeito Sidney Brondani parabenizou a Associação Amigas do Bem e o grupo Filhos da Terra pelo grande trabalho realizado para auxiliar o hospital. Brondani também parabenizou a atuação do vice-prefeito e engenheiro civil Piti Werle, o qual coordenou a obra de construção da base da nova central de O². O chefe do Executivo ainda destacou o trabalho dos profissionais que atuam no HSLG. “Essa é uma preocupação a menos em meio ao difícil momento que estamos enfrentando. Embora nunca tenha faltado oxigênio, devido ao esforço da administração do hospital, de voluntários e do município, a partir de agora ficaremos mais tranquilos em relação a esse produto indispensável para o tratamento da COVID-19. Como Poder Público, fazemos o possível e o impossível para auxiliar o HSLG e nos enche de orgulho ver a união e o reconhecimento da população ao trabalho realizado diariamente pelos profissionais de saúde”.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga