Pela primeira vez na Região das Missões, Ministro do Turismo visitou o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir

• Autoridade foi recepcionada pelo prefeito Sidney Brondani e pelo vice-prefeito Piti Werle

Assunto: Eventos   |   Publicado em: 16/08/2021 às 11:13   |   Imprimir

Pela primeira vez, a Região das Missões recebeu a visita do Ministro do Turismo do Brasil, Gilson Machado Neto. No último domingo (15), o ministro e sua comitiva foram recepcionados no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir pelo prefeito Sidney Brondani; pelo vice-prefeito Piti Werle; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Laureano Castilho; autoridades; lideranças do município e da região; e representantes da comunidade.

A visita também foi acompanhada pela presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Larissa Peixoto; pelo senador Luis Carlos Heinze (Progressistas); pelos deputados federais Osmar Terra (MDB), Ubiratan Sanderson (PSL) e Hélio Lopes (deputado federal pelo Rio de Janeiro); e pelo ex-deputado federal Darcísio Perondi (MDB).

Na ocasião, o prefeito Sidney Brondani agradeceu a visita da autoridade. “Com recursos do Ministério do Turismo vamos finalmente concretizar o nosso tão aguardado acesso asfáltico da BR 285 até o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir. Agradeço a visita do ministro Gilson Machado; da presidente do IPHAN, Larissa Peixoto e esse olhar especial que tem sido destinado a nossa região missioneira. O senhor e sua comitiva são bem-vindos e esperamos que possam retornar à São Lourenço para conhecer um pouco mais da nossa trajetória e da hospitalidade missioneira”. O chefe do Executivo também realizou a entrega de lembranças do município ao ministro e à presidente do IPHAN. Os itens foram confeccionados por artistas locais.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, destacou os pontos positivo do local e melhorias que irão auxiliar na divulgação do sítio arqueológico e tornar o espaço mais atrativos para os visitantes. “Percebo que uma das primeiras coisas que precisam ser feitas é a internet. Melhorar a conectividade, até mesmo para divulgar mais o local. A região é belíssima, tem um potencial como poucos locais do Brasil, tem uma história que a gente sente na pele. Contem comigo no que for preciso! ”, afirmou. O prefeito Sidney Brondani e o vice-prefeito Piti Werle também acompanharam a visita do ministro do Turismo até o Santuário do Caaró, em Caibaté.

ACESSO ASFÁLTICO

No valor de aproximadamente R$ 10 milhões, os recursos para a pavimentação asfáltico do acesso até o Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir são oriundos do Ministério do Turismo e contaram com intermédio do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) e do deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL) para a destinação.

O projeto de pavimentação asfáltica também contempla o Sítio Arqueológico de São João Batista (nos municípios de Entre-Ijuís e Vitória das Missões). Ao todo, serão investidos mais de R$ 20 milhões para melhorar o acesso aos dois sítios arqueológicos. O projeto do acesso asfáltico foi encaminhado a Caixa Econômica Federal (CEF) para análise da equipe técnica da instituição. Após a aprovação do projeto, será possível iniciar o processo de licitação para a execução da obra.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga