Atividades pela alfabetização na idade certa

Além de pacto pela alfabetização, SEMECE estará desenvolvendo atividades durante o ano relacionadas a programas federais que objetivam os cuidados com a saúde dos estudantes
Pacto pela alfabetização - Durante a semana, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte - SEMECE, está realizando atividades de formação para professores do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Esta formação, segundo o secretário Vitor Hugo Nascimento, está relacionada ao "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa", programa do Ministério da Educação (MEC) do Governo Federal ao qual o município aderiu em dezembro do ano passado. De acordo com Vitor Hugo, a meta do programa é assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Desta forma, durante o ano letivo de 2013, estarão ocorrendo vários encontros com professores, diretores e coordenadores pedagógicos, bem como será feita a escolha de integrantes da rede municipal de ensino para serem orientadores de estudo, os quais atuarão como multiplicadores nos referidos cursos e atividades desenvolvidas. Todos os participantes receberão certificados patrocinados pelo MEC e SEMECE.
Saúde na escola - Segundo o secretário, a SEMECE também aderiu ao programa "Semana Saúde na Escola", o qual objetiva prevenir a obesidade infantil. As atividades relacionadas ao referido programa serão desenvolvidas junto a crianças de até cinco anos matriculadas nas escolas de Educação Infantil e Pré-Escola.
Cuidando da visão - O "Olhar Brasil" é outro programa que a SEMECE aderiu e que estará promovendo atividades junto aos estudantes que estão cursando os três primeiros anos do Ensino Fundamental. Segundo o MEC, o programa "Olhar Brasil" tem o objetivo de identificar problemas visuais em 100% dos alunos matriculados na rede pública, e, a partir da identificação, o programa visa prestar assistência oftalmológica com o fornecimento de óculos para melhores condições de saúde ocular, o que é essencial para o aprendizado. (Por Emerson Scheis, assessor de imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)