Secretária de Educação fala sobre o início do ano letivo

  • Aulas da Rede Municipal de Ensino serão iniciadas em 20 de fevereiro

    Assunto: Projetos  |   Publicado em: 10/02/2017 às 15:45   |   Imprimir

“Sou quem sou, porque somos todos nós”. Este é o lema da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEMECE) para 2017. Pensar em todos e amar o que se faz são alguns dos ideais destacados pela secretária Rosangela Vidoto para que se desenvolva uma boa gestão. Com o início do ano letivo de 2017 marcado para o dia 20 de fevereiro, a pasta organizou diversas atividades.

Nos dias 7 e 9 de fevereiro aconteceram reuniões com os gestores da rede, iniciando pela Educação Infantil, seguida do Ensino Fundamental. Os encontros tiveram o objetivo de acolher as equipes na SEMECE, com momentos de planejamento, informações, troca de experiências e sugestões para o ano letivo de 2017.  

Antes da abertura oficial do período das aulas, na segunda-feira (13), as escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) retornarão às atividades em caráter emergencial. Esses dias são destinados para as crianças, as quais os pais ou responsáveis não podem ficar com as mesmas por questões de trabalho. Nos dias 13, 14 e 15 serão realizadas atividades de adaptação em todas as escolas de Educação Infantil.

Já no dia 16 de fevereiro, haverá um grande evento no Salão de Atos da URI–São Luiz Gonzaga - o qual contará com a participação de todas as pessoas que integram a Rede Municipal de Ensino - para marcar o início do ano letivo de forma compartilhada e feliz.

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Os educandários da Rede Municipal apresentam uma estrutura completa para receber os alunos. Essa condição vem dos investimentos da gestão anterior na área. De acordo com a Secretária de Educação, Rosangela Vidoto, além de bem equipadas, as escolas estão com quadro de recursos humanos estabilizado.

Para 2017, o investimento da pasta será em melhorias nas instituições e na continuidade de obras interrompidas. Um dos exemplos é a cobertura da quadra esportiva da Escola Ernestina Amaral Langsch, a qual será retomada. “O que as escolas necessitarem e estiver ao nosso alcance, nós estaremos à disposição”, ressaltou Rosangela.  

A pasta pretende realizar a reforma da quadra esportiva da Escola Érico Veríssimo, além de manter projetos como a sala de música, balé, capoeira. A secretaria pretende promover formações aos servidores em suas áreas de atuação e realizar eventos esportivos nos educandários e comunidade em geral.

Além disso, a pasta planeja o desenvolvimento de Projeto de Leitura e de Alimentação Saudável.  A SEMECE conta com uma nutricionista que elabora o cardápio da merenda escolar para todas as escolas. Neste ano, o serviço será ainda mais efetivo, com pesagem dos alunos e com atenção especial aos que possuem “intolerância” a determinados alimentos. 

VAGAS

A Rede Municipal de Ensino possui vagas para alunos do Ensino Fundamental, pré-escola e jardim de infância (em turno parcial). A dificuldade avaliada pela secretaria para o início do ano letivo de 2017 são as vagas para a Educação Infantil no turno integral. “Estamos analisando medidas para aumentar o número de vagas nessa faixa etária. Vamos estudar a possibilidade de revisar a faixa etária de algumas escolas para 2018”, adiantou a Secretária.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino possui 22 escolas, das quais dez são dedicadas à Educação Infantil, nove ao Ensino Fundamental, localizadas na área urbana, e mais três, na zona rural. A soma de matrículas desses estabelecimentos de ensino totalizam 2.571 alunos. Desse número, 745 alunos frequentam a Educação Infantil em turno integral; 244 estão no jardim ou pré-escola em turno parcial e 1.582 integram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

Rosangela Vidoto salientou aos pais ou responsáveis por crianças entre quatro e cinco anos de idade, a viabilidade de se realizar a matrícula dos pequenos em uma escola de Ensino Fundamental da Rede. Atualmente, é determinada por Lei a matrícula de crianças, a partir dos quatro anos, nas instituições de ensino.

Ela destacou também a possibilidade dos alunos seguirem na rede municipal durante todo o Ensino Fundamental. “Temos profissionais habilitados, escolas equipadas com tudo o que é necessário para a continuidade da formação de ensino e aprendizagem além da Educação Infantil”.

QUADRO DE PESSOAL

A Secretária de Educação informou que o quadro de pessoal das escolas está estabilizado e que a interação com os servidores tem como base a conversação. “A relação ocorre dentro do diálogo, alegria e compreensão, trazendo sempre o amor pela educação. Tudo o que se faz com amor, retorna para você”, salientou Rosangela.

Ela destacou também a dedicação e a procura pelo bom atendimento a todos que se dirigirem a Secretaria de Educação. “Antes de ser secretária, eu sou colega, vim do quadro de Recursos Humanos da Rede Municipal de Ensino, no qual atuo profissionalmente há 26 anos. Além do desejo da Administração em ser um profissional da Rede, foi também um pedido dos colegas que eu assumisse essa secretaria. Por isso, todos que chegarem a mim, serão muito bem atendidos, faço isso de todo o coração”.

VOLTA ÀS AULAS

Para tornar o início do ano letivo algo especial para os alunos, reuniões com os gestores das escolas foram realizadas para trabalhar o acolhimento à comunidade. “Desejamos que esse primeiro dia fique registrado para sempre como algo positivo. Queremos que os alunos levem para a vida o amor por aquilo que se faz. É como eu sempre digo: ‘trabalhar pelo que se ama, amar aquilo em que se trabalha’”, afirmou Rosangela .

A secretária também deixou uma mensagem aos alunos por ocasião do início da jornada de conhecimento que se aproxima. “Desejo um ano letivo de muita alegria, paz e aprendizagem. É na escola onde encontramos novas amizades, algumas para a vida toda e tudo está sendo preparado com muito carinho para que os alunos sejam bem acolhidos”.

Agora é contar os dias para o início de mais um ano letivo cheio de novidades e surpresas preparadas pelas equipes escolares.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga