Galpão do Pajador é inaugurado na Praça Jayme Caetano Braun

• Solenidade ocorreu no domingo (9) e integrou as atividades de recepção da Chama Crioula em São Luiz Gonzaga

Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 11/09/2018 às 09:03   |   Imprimir

Um novo espaço para uso da comunidade foi inaugurado no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun no último domingo (9). Dentro das atividades do evento de recepção da Chama Crioula no município, ocorreu a inauguração do Galpão do Pajador.

Na ocasião, uma placa com o nome de todos os colaboradores e patrocinadores foi fixada nas dependências do galpão pela prima de Jayme Caetano Braun, a escritora Danci Caetano Ramos. A chefe do Setor de Turismo, Rose Grings, destacou que a estrutura foi construía graças ao apoio da comunidade. “Diversas pessoas se envolveram na realização deste projeto, o qual seria inviável sem esse apoio. O Galpão do Pajador foi construído pela comunidade para o uso da própria comunidade e estamos muito satisfeitos em inaugurar este novo espaço”. Grings também ressaltou o trabalho e a dedicação da equipe do Setor de Turismo, integrada por Mari Lopes e Luciane Greff.

Para a utilização do Galpão do Pajador, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Turismo, localizado junto a Praça Jayme Caetano Braun e reservar uma data. O setor atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Mais informações também pelo telefone (55) 3352-9373.

CHAMA CRIOULA

Também no domingo, a comunidade se reuniu no complexo turístico para recepcionar os cavalarianos que trouxeram a Chama Crioula ao município. A comitiva chegou à Praça do Pajador às 10 horas, onde foi recepcionada por autoridades, entre elas o vice-prefeito Mário Trindade; e pelo homenageado municipal da Semana Farroupilha, o tradicionalista Waldemar Neto Balbé Moreira. “É com muita satisfação que participamos deste ato simbólico, que marca o início dos Festejos Farroupilhas em nosso município, preservando a nossa cultura e homenageando nossa história. Também gostaria de ressaltar a honra de estar ao lado do seu Neto, o qual merecidamente é o homenageado das festividades e do desfile do dia 20 de setembro”, destacou o vice-prefeito Mário Trindade.

A cavalgada farroupilha, a qual buscou a centelha da Chama Crioula em São Pedro do Butiá, foi coordenada pelo CTG Galpão de Estância e pelo DN Carlos Bastos do Prado. Além de representantes de ambas as entidades, também integraram a comitiva cavalarianos dos piquetes Ponteiros do Rio Grande, Pago Xucro e Dragões do Rio Grande. Após as atividades na Praça do Pajador, a centelha foi levada ao 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), local em que ficará até a abertura oficial da Semana Farroupilha, no dia 13 de setembro. Os Festejos Farroupilhas no município são coordenados pela 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e 14ºBPM, com o apoio de entidades tradicionalista, escolas e Administração Municipal, por meio do Setor de Turismo.

APOIADORES

O Setor de Turismo agradece a presença de todos os artistas que participaram da tertúlia livre e das atividades, tornando o evento uma ocasião ainda mais especial. Agradecimentos também a todas as autoridades e ao público presente na Praça do Pajador; ao apoio dos piquetes e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur); a João Moura e Tiago Moura (os quais emprestaram os adereços utilizados no galpão); e a Ervateira Rei Verde.

O setor também agradece aos patrocinadores do Galpão do Pajador, são eles: Birck Comércio e Materiais de Construção; Carlos Sidnei Ferreira; Carmo Materiais Elétricos e Ferragem Geral; Dall’Aqua Industria, Comércio e Ladrilhos; DN Carlos Bastos do Prado; Edson Oliveira; Ivanir Coimbra; Jean Michel Bretschneider Ferreira; João Henrique Melo de Moura; João Maciel; João Pedro Figueiredo de Melo; José Antônio Caetano Braga; José Antônio Flach Werle; José Luís de Oliveira Portes; Leandro Grings; Luiz Grings; Madeireira São João; Madeireira Trolle; Marcelo Fiess; Reni Rodrigues Lopes; RM Consultoria e Projetos; Terezinha Torres de Menezes; Tio Mário Embalagens; Tiago Moura; Vitor Hugo Nascimento e Zanchi Transportes e Caminhões.

Agradecimentos aos colaboradores Clóvis Veiga; CTG Galpão de Estância; Programa Galpão de Estância (Rádio São Luiz); Secretaria de Ação Social e Comunitária; Secretaria de Obras e Viação; Secretaria de Saúde; Vanderlei da Mota e Vanderlei Rebolho. O setor também parabeniza Cariovaldo Silva; Joel Costa; Milton Paz Carvalho e Paulo Soares, responsáveis pela construção da estrutura. Graças ao apoio e a união de todos, a construção do Galpão do Pajador foi possível.

MAIS FOTOS DO EVENTO ESTÃO DISPONÍVEIS NO LINK

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga