Galpão do Pajador será inaugurado neste domingo

• Ato integra as atividades de recepção da Chama Crioula no município

Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 06/09/2018 às 16:43   |   Imprimir

Local tradicional daqueles que apreciam a cultura do Rio Grande do Sul, o Complexo Turístico Jayme Caetano Braun – a partir de domingo (9) – contará com uma nova estrutura. Na data, ao meio-dia, será inaugurado o Galpão do Pajador, agora uma estrutura fixa para a utilização da comunidade. O ato ocorre junto a atividade de recepção da Centelha da Chama Crioula no município, que integra a programação dos Festejos Farroupilhas.

A construção do Galpão do Pajador é realizada pela comunidade em conjunto com o Setor de Turismo e o apoio da Secretaria de Obras; Secretaria de Ação Social e Secretaria de Saúde. “No ano passado, construímos o Galpão do Pajador como uma estrutura temporária, para ser utilizada durante o mês de setembro. Muitas pessoas gostaram da ideia e utilizaram o galpão para suas festividades. Neste ano, pensamos em construir o galpão novamente, desta vez de forma definitiva, ofertando um espaço diferenciado durante todo o ano para utilização da comunidade. Convidamos a todos para participarem das atividades no domingo, na Praça do Pajador, e dar início aos Festejos Farroupilhas em São Luiz Gonzaga”, afirmou a chefe do Setor de Turismo, Rose Grings.

Após a inauguração no domingo, para a utilização do Galpão do Pajador, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Turismo, localizado junto a Praça Jayme Caetano Braun, e agendar uma data. O setor atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Mais informações também pelo telefone (55) 3352-9373.

CHAMA CRIOULA

Também no domingo, a partir das 10 horas, ocorre a recepção da Chama Crioula em São Luiz Gonzaga. Nesta sexta-feira (7), cavalarianos representando entidades tradicionalistas do município irão até o Centro Germânico Missioneiro, em São Pedro do Butiá, buscar a centelha. A cavalgada farroupilha é coordenada pelo CTG Galpão de Estância e o DN Carlos Bastos do Prado, com o apoio dos piquetes.

O grupo retornará ao município no domingo, com previsão de chegada às 10 horas. Na ocasião, será realizada uma comemoração na Praça do Pajador, com mateada ofertada pela Ervateira Rei Verde e tertúlia livre. Após, a centelha será levada ao 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), local em que ficará até a abertura oficial da Semana Farroupilha, no dia 13 de setembro. Os Festejos Farroupilhas no município são coordenados pela 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e 14ºBPM, com o apoio de entidades tradicionalista do município, escolas e Administração Municipal, por meio do Setor de Turismo.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga