“Comenda Sepé Tiaraju” celebra os talentos de São Luiz Gonzaga

• Honraria foi entregue na quarta-feira (7) em emocionante solenidade realizada no Salão Nobre da prefeitura

Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 08/02/2018 às 16:37   |   Imprimir

Um evento repleto de momentos emocionantes e declarações de amor a São Luiz Gonzaga. Na quarta-feira (7) – dia em que completou 262 anos da morte do herói missioneiro Sepé Tiaraju – ocorreu no Salão Nobre da prefeitura a entrega da “Comenda Sepé Tiaraju”. Com a presença de autoridades (entre elas, o ex-governador Olívio Dutra e o ex-prefeito municipal, César Vieira Marques), representantes de entidades, familiares e amigos no Paço Municipal Sepé Tiaraju, os homenageados receberam a honraria em frente a obra “Guerra Guaranítica”, do artista Arno Schleder, a qual retrata a resistência dos índios diante do exército espanhol e português.

Na ocasião, o ex-prefeito municipal Jauri Gomes de Oliveira; o cartunista Sávio Moura; o músico Luiz Carlos Borges; a escritora Danci Caetano Ramos; a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, Anna Olívia do Nascimento e o radialista e poeta Julio Fontela – representado na solenidade pelo diretor da Rádio São Luiz, Luiz Oneide Nonemacher – receberam o certificado e a medalha da “Comenda Sepé Tiaraju”. Também foram convidados para receberem a medalha os seis homenageados da primeira edição da honraria, ocorrida em 2004. Estiveram presentes na solenidade, o músico e compositor Jorge Guedes, o escultor Vinícius Ribeiro e a artista plástica, arquiteta e urbanista, Márcia Bastos.

HOMENAGEM

Os agraciados com a “Comenda Sepé Tiaraju” destacaram a importância e a felicidade de receberem a honraria que leva o nome de um dos maiores símbolos da história das Missões. Nas palavras dos homenageados, o amor por São Luiz Gonzaga e a forte ligação com o município, mesmo para os que não residem mais na cidade, são sentimentos constantes.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, ressaltou o trabalho dos homenageados em prol do município. “Na vida, temos a necessidade de reconhecer e dar seguimento as iniciativas boas e possíveis. Essa homenagem é uma delas. Iniciada em 2004 pelo ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira, ela possui dois objetivos. O primeiro é homenagear Sepé Tiaraju. O segundo objetivo é homenagear quem homenageia São Luiz Gonzaga e a cultura missioneira. Diariamente, vocês enaltecem o nosso município por meio da música, poemas, esculturas, entre outras formas. Sei que não será possível homenagear a todos durante a minha gestão, mas vamos fazer o melhor e desejar que essa iniciativa tenha continuidade”.

APOIADORES

A Administração Municipal, através do Setor de Turismo, agradece a presença dos homenageados pela “Comenda Sepé Tiaraju”. Agradecimentos também a KIPÃO Padaria (a qual proporcionou um coquetel missioneiro para os presentes no evento), Câmara de Vereadores, 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), CRAS, imprensa local e Portal das Missões. Agradecimento especial ao poeta Orci Machado, o qual prestou uma homenagem a Sepé Tiaraju declamando a poesia “Cacique São-luizense”, acompanhado pelo músico Inácio Dias.

O Executivo são-luizense agradece o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do escultor Vinícius Ribeiro – o qual confeccionou e doou as medalhas entregues aos homenageados. Destaque também ao trabalho realizado pela equipe organizadora do evento, integrada pela chefe do Setor de Turismo, Rose Grings; pelo secretário da Administração, Alex Nunes; pelo chefe de gabinete, Fabiano Nunes Machado; pelo assessor jurídico, João Paulo Jornada; pela servidora municipal, Mari Lopes; pela assessora de gabinete, Karen Gonçalves e pela operária Janete Mendonça.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga