Após percorrerem 290 km, participantes do Caminho das Missões Internacional chegam a São Luiz Gonzaga

• Caminhada iniciou no dia 12 de outubro, em Corpus na Argentina

Assunto: Setor de Turismo  |   Publicado em: 24/10/2017 às 14:58   |   Imprimir

Um caminho para conhecer pessoas, lugares, novos costumes e principalmente a si mesmo. Nesta segunda-feira (23), São Luiz Gonzaga recebeu os participantes do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani Internacional. Os “caminhantes” saíram de Corpus, na Argentina, no dia 12 de outubro e percorreram 290 quilômetros até São Luiz Gonzaga.

Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, e pela coordenadora do Setor de Turismo, Rose Grings. Na ocasião, Brondani realizou o ato simbólico de carimbar e assinar o “passaporte” dos caminhantes. “Parabenizo a todos pela disposição de realizar uma atividade desafiadora como esse percurso. Desejamos que vocês se sintam bem acolhidos em nosso município e possam conhecer um pouco mais sobre a nossa história e cultura”, destacou o prefeito. Ainda na segunda-feira, uma recepção foi promovida no CTG Galpão de Estância. Na ocasião, além das apresentações de dança, música, trova e declamação, os visitantes também provaram uma iguaria da culinária são-luizense: o arroz carreteiro.

Emocionada, a paulistana Márcia Roza relatou sua experiência no Caminho das Missões. “Não existem adjetivos para qualificar o que recebi nesses dias. É algo fantástico, a cada lugar que você chega a receptividade é maravilhosa. O gaúcho tem um jeito especial de receber, um carinho excepcional. Minha emoção aflora por que tudo o que eu senti nesses 290 quilômetros foi muito verdadeiro, muito intenso. Gostaria de poder ficar e aproveitar um pouco mais dessa acolhida. Mas o caminho continua!”.

Os caminhantes deixaram o município nesta terça-feira (24), após visita ao Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. O encerramento oficial do Caminho das Missões Jesuítico-Guarani Internacional ocorre no domingo (29), em Santo Ângelo. Nos 18 dias de caminhada serão percorridos, aproximadamente, 420 quilômetros. A atividade é coordenada pela empresária – e idealizadora do projeto – Marta Benatti, da operadora de turismo Caminho das Missões. A comitiva de caminhantes que visitou São Luiz Gonzaga era integrada por Walter Monzón (São Carlos – SP), Luci Mary Nunes (Campina Verde – MG), Márcia Roza (São Paulo – SP), Hilda Fernández (de Misiones, na Argentina), Maria de Fátima (São Paulo – SP), Sérgio Rosenvald (Uberlândia – MG), Juracy Mamede (Itanhaém – SP) e Jacy Pfitscher (Porto Alegre – RS).

AGRADECIMENTOS

O Setor de Turismo agradece o apoio do CTG Galpão de Estância (que promoveu belíssimas apresentações artísticas e preparou o jantar servido aos visitantes), dos músicos João Maciel, Zeca Cross, Milton Fagundes, Fernando Barrilari e Daniel Crestani e do Setor de Cultura.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga