Procon Municipal realizou mais de 320 atendimentos de julho a setembro de 2023

  • Conforme o relatório, a área com o maior número de reclamações no período foi a de Serviços Financeiros

    Assunto: Procon  |   Publicado em: 07/12/2023 às 10:57   |   Imprimir

De julho a setembro, o Procon de São Luiz Gonzaga realizou 329 atendimentos. Segundo o relatório de atividades do terceiro trimestre, do total, 185 demandas foram atendidas ou resolvidas (pré-atendimentos e outros serviços) e 144 não foram solucionadas (situações em que os processos foram encaminhados à Defensoria Pública).

Ainda conforme o documento, a área com o maior número de reclamações, no terceiro trimestre do ano, foi a de Serviços Financeiros (178 atendimentos), seguida da de Telecomunicações (86 atendimentos). “Adotamos o sistema de atendimento pessoal, no qual buscamos a solução imediata do problema ou a orientação por meio do pré-atendimento. A partir da reclamação do consumidor, o Procon entra em contato com o fornecedor do produto e/ou serviços em busca de uma solução imediata. Esse procedimento somado às orientações e demais serviços, já foram homologados e publicados no sistema ProConsumidor”, destacou a coordenadora do Procon, Tânia Ribeiro Pereira. 

A coordenadora também informou os procedimentos adotados nas demandas não solucionadas. “Quando a solução não é obtida por meio do pré-atendimento e há indícios de violação aos direitos do consumidor, o caminho é a abertura de um processo administrativo. Nesse processo, é oportunizado ao fornecedor apresentar impugnação ou defesa que constitua seu direito em observância ao contraditório e ao devido processo legal. Esse procedimento será objeto de análise e decisão administrativa que poderá resultar na aplicação de penalidade de multa ou o arquivamento. O processo também poderá tramitar na via judicial, sendo os consumidores orientados a buscar auxílio com a Defensoria Pública”, informou.   

O relatório pode ser acessado por meio do link https://acesse.one/4HVIQ. O Procon Municipal está localizado na Rua Venâncio Aires, nº 2438, com entrada pelo portão lateral (na Rua Salvador Pinheiro Machado). Informações podem ser obtidas pelo número (55) 3352-3199.

O atendimento ao público ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 horas às 11 horas e das 13h30min às 15h30min, e nas terças e quintas-feiras das 8 horas às 11 horas. Para sanar dúvidas, também é possível entrar em contato via WhatsApp pelo número (55) 3352-3199 ou pelo e-mail procon@saoluizgonzaga.rs.gov.br.   

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Procon 

Foto: Arquivo / Assessoria de Imprensa