Consumidores podem negociar dívidas por meio do site consumidor.gov.br

  • Mutirão nacional “Renegocia” encerra nesta sexta-feira, 11 de agosto    

    Assunto: Procon  |   Publicado em: 09/08/2023 às 08:25   |   Imprimir

Até sexta-feira, 11 de agosto, os são-luizenses que possuem dívidas bancárias e não bancárias poderão participar do mutirão nacional “Renegocia”. A iniciativa é promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio dos Procons. A ação tem o objetivo de auxiliar os endividados a buscarem soluções para o pagamento de dívidas, resolverem pendências e retirarem o nome de cadastros restritivos de crédito, como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa. 

Além dos atendimentos agendados na Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) de São Luiz Gonzaga, os consumidores podem buscar atendimento diretamente nos bancos ou estabelecimentos, ou ainda no site www.consumidor.gov.br.

O interessado pode acessar o site usando a sua conta Gov.br, nível prata ou ouro. Após acessar, o próximo passo é selecionar o credor para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”. Já no campo “Descrição da Reclamação”, o consumidor deve informar que deseja participar da ação de renegociação de débitos. O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor. Ao longo desse período, é possível interagir com a empresa, anexar documentos, tirar dúvidas e até complementar a reclamação, caso necessário.

Podem ser negociadas as dívidas bancárias e não bancárias, como compromissos financeiros assumidos decorrentes da relação de consumo, inclusive operações de créditos; compras a prazo e serviços de prestação continuada, isso inclui instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros setores. A exceção são dívidas provenientes de contratos de créditos com garantia real, financiamentos imobiliários, de crédito rural e de pensão alimentícia. 

DÚVIDAS – Para mais informações e para sanar dúvidas, é possível contatar o Procon Municipal, por meio do número (55) 3352-3199 ou por mensagem de texto no WhatsApp (55) 3352-3199. Os canais estão disponíveis das 8 horas às 11 horas e das 13h30min às 15h30min, de segunda a sexta-feira (nas terças e quintas-feiras, das 13h30min às 15h30min ocorre expediente interno). O Procon está localizado na Rua Venâncio Aires, nº 2438. 

Para o atendimento presencial, é obrigatório portar um documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não possua, o consumidor pode apresentar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento de compras ou serviços, entre outros.  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Procon

Imagem: Divulgação