Procon Municipal realizou mais de 300 atendimentos no primeiro trimestre de 2023

  • Segundo o relatório, as áreas com o maior número de reclamações foram as de Serviços Financeiros e de Telecomunicações

    Assunto: Procon  |   Publicado em: 09/05/2023 às 10:55   |   Imprimir

De janeiro a março de 2023, o Procon de São Luiz Gonzaga realizou 318 atendimentos. Conforme o relatório trimestral do setor, do total, 211 atendimentos foram solucionados (pré-atendimentos e outros serviços) e 107 não foram resolvidos (situações em que as empresas não responderam ou não solucionaram a demanda). Segundo o relatório, as áreas com o maior número de reclamações, no primeiro trimestre do ano, foram as de Serviços Financeiros (76 atendimentos) e Telecomunicações (72 atendimentos).    

A coordenadora do Procon, Tânia Ribeiro Pereira, comentou o serviço realizado pelo setor. “Adotamos o sistema de atendimento pessoal, no qual buscamos a solução imediata do problema ou a orientação por meio do pré-atendimento. A partir da reclamação do consumidor, o Procon entra em contato com o fornecedor do produto e/ou serviços em busca de uma solução imediata para o problema. Esse procedimento somado às orientações e demais serviços, resultaram em 318 registros no primeiro trimestre, os quais já foram homologados e publicados no sistema ProConsumidor”.

Tânia também destacou os procedimentos adotados nas demandas não solucionadas. “Quando a solução não é obtida por meio do pré-atendimento e há indícios de violação aos direitos do consumidor, o caminho é a abertura de um processo administrativo. No processo, é oportunizado ao fornecedor de produtos e/ou serviços apresentar impugnação ou defesa que constitua seu direito em observância ao contraditório e ao devido processo legal. Esse procedimento será objeto de análise e decisão administrativa que poderá resultar na aplicação de penalidade de multa ou o arquivamento. O processo também poderá tramitar na via judicial, sendo os consumidores orientados a buscar auxílio com a Defensoria Pública”, informou.  

O relatório está disponível na íntegra nos anexos da matéria. O Procon Municipal está localizado na Rua Venâncio Aires, nº 2438, junto à prefeitura, com entrada pelo portão lateral (na Rua Salvador Pinheiro Machado). Informações podem ser obtidas pelo número (55) 3352-3199. O atendimento ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 horas às 11 horas e das 13h30 às 15h30, e nas terças e quintas-feiras das 8 horas às 11 horas. Para sanar dúvidas, também é possível entrar em contato via WhatsApp pelo número (55) 3352-3199 ou pelo e-mail procon@saoluizgonzaga.rs.gov.br.

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Procon

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga