Procon de São Luiz Gonzaga orienta sobre mutirão online de renegociação de dívidas

  • Iniciativa segue até o dia 31 de março, por meio da plataforma www.consumidor.gov.br

    Assunto: Procon  |   Publicado em: 08/03/2022 às 11:36   |   Imprimir

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), informa que até o dia 31 de março, ocorre um mutirão online de renegociação de dívidas. A iniciativa é desenvolvida pela Senacon, Febraban e Banco Central, com o apoio do Procon, e ocorre exclusivamente pela internet, por meio da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

Podem ser negociadas: dívidas que estão em atraso, que foram contratadas com bancos ou financeiras e as que não possuem bens em garantia, como financiamentos de veículos ou imóveis, por exemplo. A coordenadora do Procon de São Luiz Gonzaga, Michele Schmitz de Araújo, comentou sobre a mobilização. “Muitos consumidores que estão em débito, deixam de procurar o Procon ou até mesmo o banco por se sentirem constrangidos com a situação, ainda mais nesse momento de pandemia. Por isso, acreditamos que esse mutirão pela internet vai incentivar as pessoas a negociar suas dívidas e sair dessa situação que causa diversos transtornos na vida de qualquer cidadão”.

MUTIRÃO ONLINE

Para participar do mutirão online, o consumidor deve realizar um registro na plataforma www.consumidor.gov.br, criando um login e senha. Após, o consumidor fará o relato do problema, informando que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas. No momento do preenchimento do registro, é necessário que o consumidor informe corretamente os números de telefones e e-mail para contato, facilitando o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

 Após finalizar o registro, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta ao consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Para fazer a renegociação de suas dívidas, basta o consumidor acessar o link https://consumidor.gov.br/pages/principal/?1635803835551 ou baixar o aplicativo no celular.

 

Por Procon São Luiz Gonzaga

Foto: Prefeitura de São Luiz Gonzaga