Escola Centenário inaugura espaços e destaca turno integral

A tarde dessa terça-feira, dia 11, foi especial para a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Centenário. Em uma programação com a presença de pais, alunos e autoridades, o educandário promoveu a inauguração da sua biblioteca e apresentou os novos equipamentos adquiridos para o laboratório de informática.

Participaram das atividades o prefeito Sidney Brondani e a primeira dama Maria Lurdes Brondani, o vice-prefeito Piti Werle, a secretária municipal de Educação e Esporte, Mariza Ditz Klein, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Lourenço, os vereadores Ana Barros, Nara Mendes e Rose Grings e o promotor de justiça de São Luiz Gonzaga Sandro Loureiro Marones. Eles assistiram a apresentações da turma de primeiro ano das séries iniciais, que apresentou o tema Desconecta, e do segundo ano, com o tema Todos Somos Um. Ambas as classes estão abrangidas pelo projeto de turno integral, iniciado este ano na escola.

A secretária de Educação Mariza Ditz Klein afirmou que a política de tempo integral para as séries iniciais começou a ser aplicada em março deste ano no primeiro e segundo ano da Escola Municipal Centenário, no bairro Centenário, e no primeiro ano na Escola Municipal José Bonifácio, do bairro Auxiliadora.  “A SEMEDE vem investindo ao longo dos anos em infraestrutura  dos prédios, aquisição  de móveis e equipamentos, materiais didáticos  para todas escolas da Rede. O turno integral é um projeto de governo que deve ter segmento nos próximos anos, o plano de ação começou em março e agora já se observa o diferencial desta proposta.”

Mariza adiantou que o projeto já está pronto para ser implantado nos terceiros e quarto anos da Escola Centenário e com as crianças do segundo ano da Escola José Bonifácio a partir de 2025. “Pode-se também se expandir a proposta para outros bairros e outras escolas, sempre iniciando de forma gradativa priorizando as séries iniciais. O que se trabalha é a educação integral do aluno além do tempo maior para abordar todas as habilidades e aptidões das crianças, explorando a capacidade de desenvolvimento do aluno e do cidadão que ele irá se tornar através de áreas como esporte, cultura e raciocínio lógico.”

Parceiro da Escola Municipal Centenário e do projeto de turno integral, o Ministério Público de São Luiz Gonzaga destinou R$ 126.896,56 mil para o educandário desde 2021, frutos de seis acordos extrajudiciais por atos danosos ao meio ambiente. “Já temos outro acordo pactuado, com previsão de pagamento de R$ 63.830,69. Com isso, totalizaremos R$ 190.727,25 para atender os quatro projetos protocolados pela escola no MP”, apontou o promotor Sandro Loureiro Marones. Também parceiro da escola e presente na atividade, o Sicredi doou recursos para aquisição de cinco novos computadores para o laboratório de informática, que hoje conta com 16 máquinas para atender todo os alunos do local.

Segundo o promotor, “não há forma melhor de se ter democracia do que garantir acesso igualitário à educação.” Juntamente com as demais autoridades, o promotor participou da reinauguração da biblioteca do educandário e conferiu as instalações do laboratório de informática, ambos espaços com melhorias feitas com recursos encaminhados pelo Ministério Público. Para o prefeito Sidney Brondani, o projeto beneficia a parte mais importante da sociedade, as crianças. “O turno integral é mais uma ferramenta eficaz na formação dos pequenos, abrindo a possibilidade de um futuro melhor com completa formação e dando aos alunos todas as condições de explorarem suas capacidades de sonhar e realizar.”