Audiência aponta possíveis cursos do IFFar São Luiz Gonzaga

Centenas de pessoas, entre autoridades do Executivo e Legislativos municipais, da reitoria do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e comunidade em geral participaram na manhã desta quarta-feira, dia 5, de nova audiência pública no Clube União Operária. O encontro teve como tema central a discussão sobre os eixos temáticos que apontarão os primeiros cursos do campus do IFFar São Luiz Gonzaga a partir de 2025.

Participaram da mesa de autoridades da audiência o prefeito Sidney Brondani, o vice-prefeito Piti Werle, a reitora do IFFar Nídia Heringer, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Carlos Rodrigo Lehn, o presidente da Câmara de Vereadores Francisco Lourenço e a vereadora Ana Barros. Além deles estavam presentes a secretária municipal de Educação Mariza Klein Ditz, demais vereadores e representantes de escolas e entidades ligadas à educação. “Esse processo de instalação de um campus do Instituto Federal Farroupilha em São Luiz Gonzaga, do qual essa audiência faz parte, é o resultado de um trabalho em conjunto de todos os setores do nosso Município, desde a comissão formada para buscar a vinda da instituição, passando pela prefeitura que tem cumprido todas os prazos e exigências que lhe são colocadas, e a também pelo esforço e sensibilidade da reitora Nídia, que muito fez e faz pela vinda do nosso campus”, destacou o prefeito Sidney Brondani.

A reitora destacou os 15 anos do Instituto Federal Farroupilha e a missão da instituição de interiorizar a educação federal. “O IFFar começou com 400 unidades, hoje estamos com 684 campus e a meta é chegar às mil unidades. A necessidade da educação pública federal e de qualidade também se faz muito presente nos municípios do interior. Aqui em São Luiz Gonzaga sempre tivemos um trabalho em conjunto e isso fez e faz toda a diferença”, afirmou Nídia Heringer.

Ela destacou que São Luiz Gonzaga é o primeiro município entre cem que receberão novos campus a debater os eixos temáticos e futuros cursos. “A população poderá votar nos eixos e cursos através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfLyiymE7bdsC8oTj0UZqnTMDIdAjm0LSl0WZRwL7khmRCDow/viewform que estará disponível no portal do IFFar e também no site da prefeitura até o próximo dia 16 deste mês. Vamos cumprir o prazo dessa etapa, que é 30 de junho, e manter o cronograma para termos o campus iniciando as aulas em 2025 como previsto”, completou a reitora.

A audiência pública teve ainda apresentações da banda da Escola Municipal Coração de Jesus e do trovador Cesar Fernandes, acompanhado pelo gaiteiro Zeca Cros. Confira abaixo os quatro eixos tecnológicos e seus possíveis cursos para São Luiz Gonzaga:

Eixos Tecnológicos Potenciais

Informação e Comunicação