Banda Marcial Coração de Jesus completa 25 anos em atividade

Duas vezes por semana, a partir das 17 horas (depois do turno de aula), os 25 integrantes da Banda Marcial Coração de Jesus se reúnem na quadra esportiva da escola para ensaiar. Munidos de bumbos, surdos, taróis e pratos, e sob a coordenação do professor Franco Ferreira de Oliveira, as cadências ecoam pela vizinhança, sempre em busca da melhor execução. Desde o início das atividades da banda marcial – em 1998 – até os dias de hoje, a música é utilizada como uma ferramenta educacional, desenvolvendo a concentração, trabalho em equipe, criatividade, memória, entre outros benefícios.

A banda marcial é coordenada pela equipe diretiva da EMEF Coração de Jesus e mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEMEDE) e o apoio de colaboradores. Em 2023 – ano que a banda marcial completou 25 anos de atividades – a SEMEDE e o Conselho Municipal de Entorpecentes adquiriram novos uniformes, calçados e flâmulas para a banda, totalizando um investimento de R$ 13.087,10. Do total, R$ 8.600,00 foram destinados pelo conselho e R$ 4.487,10 pela SEMEDE.

A secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz, parabenizou os integrantes e apoiadores da Banda Marcial Coração de Jesus. “Tirar um projeto do papel e garantir a sua continuidade por tantos anos é algo muito especial. Como Secretaria de Educação, é nosso dever trabalhar junto com a EMEF Coração de Jesus para que banda marcial continue em atividade e nos orgulhando a cada dia. Agradeço ao Conselho Municipal de Entorpecentes, que foi nosso parceiro na aquisição de novos itens e parabenizo a Escola Coração e os integrantes da banda marcial. Somos muito felizes por contar com a dedicação e o amor de todos vocês!”, ressaltou.

HOMENAGENS – Para homenagear as pessoas que apoiaram a Banda Marcial Coração de Jesus em seus 25 anos de história, a atual equipe diretiva realizou a entrega de diplomas de agradecimento. “Queremos homenagear a equipe diretiva da época, composta pelo diretor João Alberto Hendges (in memoriam) e pela vice-diretora Docelina de Lourdes Menezes, e a secretária de Educação da época, Clara de Lima Lucas (in memoriam), os quais não mediram esforços para a criação da nossa banda. Estendemos nossa gratidão a todos os ex-integrantes, professores, instrutores, apoiadores e colaboradores”, destacou a atual diretora do educandário, Nara Bolacel da Cruz.

Os diplomas de agradecimento foram entregues aos seguintes homenageados:  familiares do diretor do ano de criação da banda, João Alberto Machado Hendges; a vice-diretora da época, Docelina de Lourdes Marques Menezes; aos familiares da secretária de educação do ano de criação da banda, Clara de Lima Lucas; ao atual instrutor da banda, professor Franco Ferreira de Oliveira; ao colaborador da empresa CWA Energia; aos representantes do Conselho Municipal de Entorpecentes; a equipe da SEMEDE, representada pela secretária, Mariza Klein Ditz; ao integrante mais antigo da banda marcial, Rudinei Alves de Oliveira, o qual participa das atividades há 20 anos; e a colaboradora, professora Albertina de Miranda Pes.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE e EMEF Coração de Jesus