SEMEDE promove curso de formação para gestores escolares

Sempre em busca de proporcionar capacitações aos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) promove uma formação continuada para os futuros gestores das escolas municipais. No último sábado (26), foi concluída a etapa presencial do curso, totalizando 24 horas. Os encontros ocorreram nos dias 18, 19, 25 e 26 de agosto.

A capacitação presencial foi ministrada pelo doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Diego Lutz. O curso terá mais 16 horas de capacitação on-line, totalizando 40 horas. “A formação busca discutir e refletir aspectos da gestão escolar, olhando para todas as questões que fazem parte desse trabalho, para qualificar as equipes das 22 escolas municipais. Além dos encontros presenciais, teremos uma carga horária de leituras, estudos, reflexões e debates – de forma remota – a fim de qualificar a gestão da escola, melhorar os indicadores educacionais e garantir aquilo que é a função da escola: a aprendizagem de todos os alunos” afirmou o professor Diego Lutz.

A secretária de Educação e Esporte (SEMEDE), Mariza Klein Ditz, comentou sobre a realização do curso. “Ao longo da nossa gestão, estamos buscando proporcionar formações aos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Neste ano, teremos a escolha dos gestores das escolas e estamos ofertando essa capacitação – de forma presencial e on-line – para o aperfeiçoamento dos profissionais e visando a qualidade do ensino. Trouxemos o doutor Diego Lutz, o qual já era conhecido por nós de outros cursos a nível de Estado, para conversar com os profissionais. A capacitação trabalha toda a parte de legislação, a dimensão pedagógica no âmbito da gestão escolar, a utilização dos recursos e dos resultados que São Luiz obteve em índices educacionais, entre outros temas, sempre pensando em intervenções pedagógicos e em como melhorar ainda mais a qualidade de ensino”.

Os encontros virtuais do curso de gestores escolares seguem até o dia 25 de setembro. Após o processo de avaliação dos participantes do curso, será realizada a certificação dos profissionais.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE