Professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado participaram de reunião na SEMEDE

• Educação especial busca atender as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação

Assunto: Secretaria de Educação e Esporte   |   Publicado em: 07/03/2023 às 14:23   |   Imprimir

Atuando em prol de uma educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) promoveu na última segunda-feira (6), uma reunião com as professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). O encontro ocorreu nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE).

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com quatro escolas com AEE, as quais possuem salas de Recursos Multifuncionais e estão habilitadas para atender os estudantes de todos os educandários da rede. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Coronel Mamede de Souza, EMEF Francisca Lencina, EMEF Centenário e EMEF Ernestina Amaral Langsch.

O público-alvo da educação especial são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Servindo como apoio à sala de aula comum, o atendimento oferece meios e modos que efetivem o real aprendizado dos estudantes. As atividades do AEE priorizam o desenvolvimento de estratégias de aprendizagens, centradas num novo fazer pedagógico, que favoreça a construção de diversos tipos de conhecimentos, facilitando a vida escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Na ocasião, a secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz, comemorou a contratação da assistente social Bianca Fabrício e da psicóloga Micheli Perius Haas que irão trabalhar na sala Multiprofissional que logo será inaugurada na Rede Municipal de Ensino. Mariza destacou ainda a importância do trabalho já realizado pelas professoras no AEE e o apoio das psicopedagogas Daura Marques Sarmento e Carla Fiess.

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS – Diretamente nas salas AEE nos educandários, atuam as professoras Sandra Welter Ilha (EMEF Coronel Mamede de Souza); Eliane da Silva Fernandes (EMEF Francisca Lencina); Carmelina Rosa Gonçalvez (EMEF Ernestina Amaral Langsch); e Lucia Irani Gattiboni (EMEF Centenário). Além da reunião do último dia 6, em 27 e 28 de fevereiro, as professoras – acompanhadas pela coordenadora da Educação Especial da SEMEDE, professora Cristiane Barbosa – participaram de uma formação em Santo Ângelo. O evento abordou sobre como estimular a comunicação e a expressão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

SALA MULTIPROFISSIONAL – Um dos projetos da SEMEDE para 2023 é a estruturação e inauguração da Sala Multiprofissional. No local, irão atuar a assistente social Bianca Fabrício; a psicóloga Micheli Haas e as psicopedagogas Daura Sarmento e Carla Fiess. A equipe de multiprofissionais irá trabalhar em conjunto para identificar os problemas de aprendizagens, realizando as intervenções e os encaminhamentos necessários para os atendimentos nas salas de AEE.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE