SEMEDE e Instituto Histórico e Geográfico lançam livro sobre a história de São Luiz Gonzaga para os alunos da Rede Municipal de Ensino

  • Intitulada “São Luiz Gonzaga, Sua Origem”, publicação apresenta a história do município de forma didática e acessível

    Assunto: Secretaria de Educação e Esporte   |   Publicado em: 17/02/2023 às 15:52   |   Imprimir

O processo de ensinar sobre a história de São Luiz Gonzaga conta com um novo material pedagógico para atender os alunos dos anos finais da Rede Municipal de Ensino. Integrando as atividades dos circuitos de formações das equipes escolares para o ano letivo de 2023, ocorreu na tarde de quinta-feira (16), no Salão de Atos da URI, o lançamento do livro “São Luiz Gonzaga, Sua Origem”.

O ato de lançamento contou com a participação do prefeito, Sidney Brondani; do vice-prefeito, Piti Werle; da secretária de Educação e Esporte (SEMEDE), Mariza Klein Ditz; da representante do Legislativo Municipal, a vereadora Nara Mendes; e do coordenador do Centro de Documentação e Memória do instituto, Anderson Iura Amaral Schmitz.  

A obra é resultado de uma parceria da Prefeitura de São Luiz Gonzaga – por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEMEDE) – com o Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG). O material foi escrito pela presidente do instituto, Anna Olívia do Nascimento, e pelo professor Anderson Iura Amaral Schmitz, contando a história da fase inicial de São Luiz Gonzaga (período das reduções) de forma mais didática e acessível aos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

O chefe do Executivo São-luizense, Sidney Brondani, comentou sobre a obra. “Sem estudar, sem conhecer as nossas origens, não será possível preparar uma geração que esteja ciente da nossa realidade. Projetos como esse são fundamentais para as próximas gerações, perpetuando a nossa trajetória na memória da nossa população. Aproveito para ressaltar o trabalho desenvolvido pelo IHGSLG, que há quase 40 anos atua como guardião da nossa história”.  

Um dos autores do livro, o professor Anderson Schmitz destacou o desenvolvimento do projeto. “Esse livro é um sonho antigo, tanto do IHGSLG quanto da Administração Municipal. Em 2021, o instituto lançou o livro ‘São Luiz, a Missão’. Desse livro, realizamos um compilado, com outra linguagem, mas as mesmas fontes históricas, para que as escolas, as crianças, os jovens e os professores pudessem ter um material mais acessível. Os educadores sempre ensinaram a história de São Luiz, mas faltava um material de confiança, com informações precisas, detalhadas e organizadas”.  

Na ocasião, também ocorreu a entrega simbólica de exemplares do livro para representantes das escolas da Rede Municipal de Ensino. “Nós acreditamos que é conhecendo a nossa história que poderemos valorizá-la. Por isso, estamos entregando esse material para as escolas da Rede Municipal de Ensino. Parabenizamos o IHGSLG por mais esta importante colaboração cultural e agradecemos aos autores pelo empenho na preservação e divulgação da nossa história, a qual iniciou há mais de 300 anos”, ressaltou a secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz.

 

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE e IHGSLG