Instalação de placas de energia solar inicia nas escolas da Rede Municipal de Ensino

O projeto de instalação de sistemas de energia fotovoltaica (energia solar) está em desenvolvimento nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Luiz Gonzaga. Ao todo, os sistemas serão instalados em seis escolas e irão contemplar 17 educandários (a rede possui 22 escolas).

Os projetos foram desenvolvidos pelo engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), Paulo Henrique Henz, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE). O projeto de sistema de energia fotovoltaica para as escolas municipais, tem o intuito de melhorar a sustentabilidade e gerar economia, e é uma ação importante em prol da conscientização das futuras gerações.

As unidades irão funcionar no sistema de compartilhamento de energia. O sistema é dimensionado para ter uma produção de energia ativa maior que o consumo, e instalado na unidade com melhor espaço físico e orientação solar. O excedente de energia será compartilhado, de forma remota, com outras unidades consumidoras, ocorrendo a compensação de energia.

OBRAS EM ANDAMENTO

A instalação dos sistemas foi iniciada em três escolas, são elas:

- EMEF Francisca Lencina, no valor de R$ 152.632,15, instalada pela empresa Cemacon Central de Materiais de Construção, de Santa Rosa, vencedora do processo de licitação. A unidade geradora também irá contemplar a EMEF Coração de Jesus e EMEI Inácia Gomes Caldas;

- EMEF Coronel Manoel Mamede de Souza, no valor de R$ 140.438,20, também instalada pela empresa Cemacon Central de Materiais de Construção, vencedora do processo de licitação. A unidade geradora irá contemplar a EMEI Presidente Tancredo Neves e EMEI Leovegildo Paiva;

- EMEI Luiza Fabrício da Cunha, no valor de R$ 117.277,00, instalada pela empresa CWA Engenharia Eireli, de São Luiz Gonzaga, vencedora do processo licitatório. A unidade geradora irá contemplar a EMEF Érico Veríssimo.

A geração de energia pelas unidades instaladas nos educandários deverá iniciar nas próximas semanas.

PRÓXIMAS INSTALAÇÕES

O projeto também abrange os seguintes educandários:

- Unidade geradora: EMEF Padre Augusto Preussler

Unidades compensadoras: EMEI Cecília Petry Batista e EMEF José Bonifácio

- Unidade geradora: EMEF Ernestina Amaral Langsch

Unidades compensadoras: EMEI Altamiro da Silva e EMEF Centenário

- Unidade geradora: EMEI Florinda Caetano Braga

Unidades compensadoras: EMEI Eliria Cerutti Perim e EMEF Boa Esperança

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE