Rede de Apoio à Escola promove reunião on-line sobre o tema “Sem educação não há futuro” 

Com os impactos e preocupações decorrentes da pandemia da COVID-19 na educação, a Rede de Apoio à Escola (RAE) promoveu na última quarta-feira (4), uma reunião on-line com a promotora da Infância e da Juventude, dra. Bárbara Pinto e Silva, para abordar o tema “Sem educação não há futuro”. A reunião contou com a participação de representantes de escolas estaduais e municipais de São Luiz Gonzaga, além de entidades que integram a RAE.     

Na ocasião, a promotora destacou que o Ministério Público integra as ações realizadas pela rede e enfatizou a preocupação com os dados apontados em relação a defasagem dos alunos. Bárbara ressaltou a necessidade do retorno das atividades escolares por parte dos estudantes – seguindo todos os protocolos exigidos – e a busca ativa dos educandos , observando a realidade de cada um e os meios de acesso as informações, além de destacar a importância e responsabilidade da família nesse processo de aprendizagem.  

A promotora chamou a atenção para outros reflexos da pandemia sobre a educação. “Conforme pesquisas, durante a pandemia, além das crianças e adolescentes não terem o acesso ao ambiente escolar, além da defasagem de aprendizagem, ocorreu um considerável aumento de desnutrição e maus tratos”, frisou. A titular também orientou os participantes sobre a vacinação contra a COVID-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos que possuem comorbidades. 

A Rede de Apoio à Escola (RAE) é composta por representantes das redes de ensino (estadual, municipal e particular), junto com entidades locais, e tem como um de seus objetivos debater e propor alternativas para diminuir a evasão, a infrequência e o abandono escolar dos estudantes.  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da RAE 

Foto: Divulgação / RAE