Aulas presenciais para crianças de 0 a 3 anos na Rede Municipal de Ensino retornam no dia 2 de agosto

Com o avanço na imunização contra a COVID-19 e a diminuição no surgimento de novos casos, as aulas presenciais para as crianças de 0 a 3 anos na Rede Municipal de Ensino devem retornar no dia 2 de agosto.

Conforme o planejamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE), a partir do dia 2, as aulas serão ofertadas no turno parcial. Pela manhã, o atendimento ocorrerá das 7h30min. até às 11h30min, e à tarde, das 13h30mim. até às 17h30min. Para o turno da manhã, terão prioridade os alunos que utilizam o transporte escolar municipal.

A secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz, informa que o atendimento ocorrerá nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras. “Temos uma decisão a nível de Associação dos Municípios das Missões (AMM), em conjunto com a Vigilância Sanitária e COE Municipal, que as quartas-feiras serão destinadas a higienização das escolas e ao atendimento dos alunos que optaram pelo ensino remoto”, esclarece.

Mariza ressalta que as escolas municipais estão equipadas para o retorno das crianças de 0 a 3 anos. “Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino foram novamente visitadas pela Vigilância Sanitária e todas foram novamente aprovadas. Os pais ou responsáveis podem ficar tranquilos, as escolas estão equipadas e possuem todos os EPIs. Já tivemos o retorno das idades obrigatórias e EJA, o qual está sendo positivo e acreditamos que a volta das aulas presenciais para crianças de 0 a 3 anos também ocorrerá da melhor forma, com toda a segurança para as nossas famílias”.

TERMO DE AUTORIZAÇÃO

Assim como o retorno presencial para as idades obrigatórias – de 4 e 5 anos e ensino fundamental – os pais e responsáveis de crianças de 0 a 3 anos deverão assinar um termo de autorização, optando pelo ensino presencial ou ensino remoto. O retorno presencial não é obrigatório para nenhuma faixa etária. Os pais ou responsáveis devem assinar o termo de autorização disponível nas escolas.

A titular da SEMEDE destaca a importância do apoio dos pais aos estudantes que seguirem no ensino remoto. “Tivemos uma reunião com o promotor Márcio Bressan, de Santo Ângelo, na qual ele reforçou essa questão da responsabilidade dos pais ou responsáveis que optaram pelo ensino remoto. O aluno no ensino remoto está inserido nesse processo educacional assim como o aluno do presencial. Ele será atendido com as atividades enviadas pelos professores, a família deve acompanhar, pegar as atividades e fazer a devolutiva desses materiais, o que ocorrerá nas quartas-feiras, de 15 em 15 dias. Esses estudantes também receberão os kits para alimentação escolar no momento da entrega das atividades no educandário”.

CENTRAL DE VAGAS

Toda a segunda-feira, na sede da SEMEDE (na Rua São João, nº 1620), ocorre o atendimento da Central de Vagas para cadastro reserva da Educação Infantil. Conforme a secretária, por conta da pandemia, ocorreram muitas desistências. “Gostaríamos que os interessados procurassem a secretaria e fizessem a inscrição. Para algumas idades, conseguimos de imediato as vagas nas escolas de educação infantil. Aos pais inscritos, pedimos que entrem em contato com a secretaria para verificar sobre a vaga para o seu filho”.

O atendimento ao público na SEMEDE ocorre de segunda a sexta-feira (com exceção das quartas-feiras, quando é realizado expediente interno), das 8 horas até às 11h30min. e das 13h30min. até às 16 h30 min. Contato também pelo número (55) 3352-4517.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação / SEMEDE