Mostra da Cultura Indígena reúne trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino e APAE

• Devido a pandemia, visitação foi suspensa e as fotos dos trabalhos estão disponíveis por meio das redes sociais da SEMEDE

Assunto: Secretaria de Educação e Esporte   |   Publicado em: 17/05/2021 às 13:57   |   Imprimir

Para valorizar e ensinar sobre a cultura gaúcha, a qual é herança de muitos povos, entre eles, as populações negra e indígena, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) desenvolve um projeto cultural nas escolas da Rede Municipal de Ensino e APAE. O projeto tem o objetivo de resgatar a parte histórica e valorizar o legado deixado por essas populações. Na última sexta-feira, 14 de maio, ocorreu o ato de abertura da Mostra Cultural Indígena, primeira culminância do projeto cultural.

Após instruções e atividades remotas, maquetes, fotos, desenhos, textos, pesquisas, entrevistas, entre outras peças foram produzidas pelos alunos e integram a mostra. “Pensamos que trabalhar com projetos é necessário para desenvolver as habilidades dos nossos alunos. Durante o ano letivo de 2021, a secretaria e as escolas têm desenvolvido esse projeto cultural. Em maio, temos a culminância dos trabalhos realizados sobre a cultura indígena. Em setembro, será a vez da cultura gaúcha e em novembro, a cultura afrodescendente. Para nós, essa mostra tem um diferencial muito importante, ela mostrou a dedicação dos professores e alunos nas aulas remotas, superando adversidades. Aproveito para parabenizar os profissionais da Rede Municipal de Ensino, os quais vêm realizando um excelente trabalho”, afirmou a secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz.

A abertura da mostra também contou com a participação do vice-prefeito Piti Werle, o qual parabenizou a atuação dos profissionais da educação. “Muito importante ressaltar esse momento de transição que vivemos na educação. Parabenizo todas as escolas que se integraram nesse projeto cultural maravilhoso. A escola pós-pandemia será diferente. O espírito criativo, o espírito de formar cidadãos críticos, esse é o novo momento que vivemos na educação. A pandemia irá passar, mas as nossas escolas irão se reinventar”, destacou.

Devido a pandemia, a SEMEDE suspendeu as visitações agendadas para a Mostra Cultural Indígena nas dependências da pasta. Os trabalhos podem ser visualizados por meio de fotos nas redes sociais via o Facebook Semede Gestão Atual ou Instagram na página da Semede Gestão Atual.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE