EMEF Centenário disponibiliza vagas na modalidade EJA para o Ensino Fundamental

Para garantir o direito e o acesso à Educação Básica para jovens e adultos, a Rede Municipal de Ensino de São Luiz Gonzaga oferta a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental na EMEF Centenário. Para a inscrição, os interessados devem apresentar o histórico escolar e os documentos pessoais. Devido à pandemia, assim como em outras modalidades de ensino na Rede Municipal, as aulas na EJA ocorrem de forma remota.

A Escola Centenário conta com um excelente quadro de profissionais da educação, capacitados para trabalhar com a modalidade de ensino e atender as necessidades dos estudantes. “A modalidade EJA tem como público alvo pessoas que, mesmo com dificuldades, resolveram retornar aos estudos com a pretensão de lutar por uma vida melhor. A EJA possui a função de equalizar o direito à educação daqueles que foram deixados de lado do processo educacional. A reentrada no sistema de ensino permite aos indivíduos novas oportunidades de ação social e de inserção no mercado de trabalho. A Secretaria Municipal de Educação e a escola Centenário aguardam você, para a realização da matrícula!”, destacou a secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz.

A EMEF Centenário está localizado na Rua Manoel Marques Nabor, nº 80, no Bairro Cohab, telefone 9 9676-9529 ou 9 8172-2403.

EJA: uma conquista para a população

Na história da humanidade, a educação foi, primeiramente, privilégio da elite econômica e de indivíduos do sexo masculino. Com o advento da modernidade, o século XX foi palco de manifestações pelos direitos sociais, realizadas por grupos que defendiam causas sociais, políticas e legais relacionadas aos direitos humanos, entre eles, o acesso à Educação Básica.

No Brasil, o direito à Educação Básica foi estabelecido na Constituição Federal de 1988. Antes, o Estado não possuía a responsabilidade de garantir educação para todos. Anos depois, foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9.394/96), que é a legislação responsável por regulamentar o sistema de ensino no país, seja público ou privado, desde a Educação Básica até o Ensino Superior.

A Constituição Federal de 1988 e a LDB garantem o direito e o acesso à Educação Básica para todos, incluindo aqueles que não tiveram acesso na idade apropriada. Muitas pessoas tiveram o direito à educação negado ou forçadamente interromperam os estudos em decorrência de repetência, evasão, oportunidades desiguais de permanência e/ou necessidade de trabalhar para ajudar no sustento da família.

Diante dessa problemática, foi criada pelo Governo Federal uma modalidade específica de, a EJA, ela perpassa os níveis da Educação Básica do país e é direcionada para jovens, adultos e idosos que por algum motivo foram excluídos do direito e do acesso à educação na idade convencional.

AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE

Foto: Divulgação / SEMEDE