SEMEDE promove reunião virtual com equipes das escolas municipais

Entre as atividades preparatórias para o início do ano letivo de 2021, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) promoveu na última sexta-feira (19) uma reunião virtual com as equipes das 22 escolas que integram a Rede Municipal de Ensino. As aulas nos educandários municipais retornaram na segunda-feira (22), em um primeiro momento, de forma remota. A pasta prevê a implantação do ensino híbrido, com atividades remotas e presenciais, durante o mês de março (dependendo da situação da pandemia no município).

Na ocasião, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, ressaltou o trabalho desenvolvido pela SEMEDE, coordenada desde janeiro pela secretária Mariza Klein Ditz. O chefe do Executivo também destacou a dedicação dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino. “Sempre que tenho a oportunidade, gosto de ressaltar que as nossas escolas municipais são um exemplo, tanto na questão de infraestrutura e equipamentos, mas principalmente graças a atuação de profissionais qualificados e dedicados. O ano de 2020 não foi fácil e novos desafios nos aguardam para 2021. Vamos em frente, desenvolvendo o melhor trabalho possível e ofertando aos nossos estudantes um ensino de qualidade”.

A secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz, agradeceu a confiança do prefeito Sidney Brondani e do vice-prefeito Piti Werle, além de agradecer o apoio da ex-secretária Rosangela Vidoto na transição de titularidade da pasta. Mariza também destacou a receptividade dos colegas que atuam na Rede Municipal de Ensino. “Em políticas educacionais acredito na importância de uma continuidade de políticas existentes. A nossa intenção é somar, dando essa continuidade aos grandes resultados obtidos até agora e abrindo espaço para novas ideias, aperfeiçoando cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem nas nossas escolas. Um ano letivo nunca será igual ao que se passou. Conto com o apoio de vocês em meio a mais um ano atípico que estamos vivendo”.

A reunião on-line contou com a participação da titular da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente, Tanea Regina Bratz. Em sua conversa com as equipes escolares, a delegada abordou o tema “Habilidades Socioemocionais: a importância das escolas na formação de um ser humano completo, que se estenda além de aprender somente conteúdos programáticos”. “No contexto atual, vivenciamos a emergência e a necessidade de se instigar outras aprendizagens, como o aprender a conviver, respeitar o outro, lidar com os nossos conflitos, autonomia emocional, desenvolver a empatia, respeito, confiança no outro, conexão com as pessoas e a resiliência para convivermos em uma sociedade harmônica. Esse conjunto de aprendizagens é conhecido como Habilidades Socioemocionais. Muitos professores foram formados para aprender e ensinar conteúdos programáticos. Porém, a necessidade do momento se estende além dos conteúdos, pois precisamos formar cidadãos que saibam conviver com os outros em um mundo com um contexto tão diversificado”, afirmou a delegada.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE

Foto: Divulgação / SEMEDE