Aulas na Rede Municipal de Ensino retornam de forma remota nesta segunda-feira

Um novo ano letivo inicia na Rede Municipal de Ensino nesta segunda-feira, 22 de fevereiro. Junto com as escolas, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) tem trabalhado para ofertar aos estudantes um ensino de qualidade, respeitando os cuidados necessários no momento atual.

AULAS REMOTAS

A secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz, informa que – em um primeiro momento – as aulas retornaram de forma remota. Os professores irão organizar as aulas e os materiais serão encaminhados aos alunos, sendo retirados nas escolas. Também serão promovidos encontros e sanadas dúvidas via aplicativos. “Enfrentamos um cenário de pandemia no mundo inteiro, sendo assim, precisamos repensar o ensino e nos adaptar para essa realidade, observar o que deu certo, nossas limitações e também novas possibilidades”, afirma a titular.

Na primeira semana de retorno remoto, os pais ou responsáveis deverão ir até a escola para a assinatura de um termo de autorização. O documento viabiliza a participação do aluno caso as aulas voltem na modalidade presencial, de forma híbrida. O atendimento nas escolas municipais ocorre das 8 horas até às 11h30min e das 13h30min até às 16 horas.

ENSINO HÍBRIDO

Dependendo da situação da pandemia no município, a previsão é que o ensino híbrido inicie durante o mês de março. Nas escolas municipais de Ensino Fundamental, as aulas serão conciliadas com atividades remotas e encontros presenciais com os professores. Os alunos serão divididos em grupos, conforme a capacidade das salas de aula e evitando aglomerações. O grupo de estudantes que estiver na sala de aula no ensino presencial em uma semana, não será o mesmo grupo de alunos na semana seguinte.

Já nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), após a implantação do ensino híbrido, serão ofertadas aulas em turno parcial. “Não podemos expor os nossos alunos de um ou dois anos a toda semana uma nova adaptação. Por isso, se planeja ofertar o turno parcial. Alunos do turno da manhã irão sempre pela manhã. Alunos do turno da tarde irão sempre à tarde. Isso também é importante para manter o distanciamento social exigido. Essa divisão ocorrerá no transporte escolar, no qual também é necessário manter regras de higienização e distanciamento”, explica a secretária.

Mariza afirma que o ensino híbrido não será obrigatório. “Gostaria de tranquilizar os pais e responsáveis. O ensino híbrido será uma opção. Eles poderão comunicar a escola, por meio da autorização, se gostariam que o seu filho retornasse de forma presencial e remota ou continue apenas na forma remota”.

CUIDADOS

A secretária ressalta que as equipes das escolas municipais participaram de capacitações e reuniões para atender aos alunos no ano letivo de 2021. A titular informa que as escolas estão equipadas, com tapetes sanitizantes, álcool em gel, além de ambientes ventilados e higienizados, atendendo aos protocolos do Centro de Operações Emergenciais (COE). Também são adotados todos os equipamentos de segurança, como máscaras de proteção facial, para evitar a disseminação do vírus.

A partir da próxima semana, todos os professores da Rede Municipal de Ensino serão testados para COVID-19 pela Secretaria Municipal de Saúde. “É algo que nos tranquiliza um pouco mais para esse futuro retorno presencial. Esperamos também, nos próximos dias, que nós professores sejamos contemplados com a vacina tão aguardada por todos”, destaca.

VOLTA ÀS AULAS

Mariza deixa uma mensagem aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Gostaria de desejar um excelente ano letivo de 2021, com muita paz, muito amor, muita alegria, muito aprendizado. Temos professores qualificados para proporcionar esse excelente ensino e aprendizagem para os nossos estudantes. Destaco mais uma vez, que as escolas estão equipadas para a segurança e bem-estar dos alunos, pais e das equipes dos educandários”.

O decreto que autoriza o retorno das aulas na Rede Municipal de Ensino foi publicado na quinta-feira (18) e está disponível no link https://www.saoluizgonzaga.rs.gov.br/site/leis/79421-dete

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE