Confira os vencedores do concurso de poesia “São Luiz Gonzaga e a Música Missioneira – Memória e Melodia”

O concurso de poesia “São Luiz Gonzaga e a Música Missioneira – Memória e Melodia” deu uma amostra do talento dos poetas do município. Promovido pela Secretaria de Educação e Esporte (SEMEDE) e pela Expo São Luiz, a final da competição ocorreu na noite de quinta-feira (3), integrando as atrações do Manancial Cultural da Expo São Luiz 2019.

A solenidade de abertura do concurso contou com a presença do prefeito Sidney Brondani; do presidente da ACI, Marcos Batista da Rosa e da professora Denise Bressan (representando a comissão da Expo São Luiz); da secretária de Educação e Esporte, Rosangela Vidoto; da secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings; do gerente das Lojas Benoit de São Luiz Gonzaga, Taffarel Souza Lopes e das soberanas do município e da Expo São Luiz 2019.

A competição foi realizada na Categoria Estudantil – dividida em Ensino Fundamental (do 4º ao 9º ano, de 9 a 14 anos) e Ensino Médio e EJA (a partir dos 15 anos) – e a Categoria Comunidade (geral). A primeira etapa consistiu na avaliação da letra da poesia e classificou 12 finalistas. Para a segunda etapa, a comissão julgadora - composta por José Grisolia Filho, Carla Fumaco Nicola, Eloisa Amaral e Taffarel Souza Lopes – avaliou o desempenho dos intérpretes nas apresentações das poesias. Após a soma das notas dos jurados, os vencedores da competição foram:

Categoria Estudantil – Ensino Fundamental (9 a 14 anos)

1º lugar – Alexia de Oliveira Ferreira (EMEF Padre Augusto)

Poesia: Música Missioneira – Memória e Melodia

2º lugar – Gabrielli Padilha (EMEF Coração de Jesus)

Poesia: Nossa São Luiz Gonzaga

Categoria Estudantil – EJA e Ensino Médio (a partir dos 15 anos)

1º lugar – Gabriel Vargas Bastos (Instituto Rui Barbosa)

Poesia: Valores de São Luiz

2º lugar - Mateus Alarico Pacheco Santos (EMEF Ernestina)

Poesia: Lembranças da Cultura Missioneira

Categoria Comunidade em Geral

1º lugar – Eufrázia Nenê Miranda (Escola Gustavo Langsch)

Poesia: Apenas um Chasque

2º lugar – Carlos Sidnei Vieira Ferreira (Conselho Municipal de Turismo)

Poesia: São Luiz Gonzaga – Capital Estadual da Música Missioneira

Além dos troféus, os vencedores da Categoria Estudantil ganharam caixas de som JBL, presente das Lojas Benoit. Já a vencedora da Categoria Comunidade em Geral ganhou das Lojas Benoit uma caixa de som Benoá.

A SEMEDE agradece todos os 23 inscritos no concurso de poesia, as escolas e as entidades que participaram da competição. Agradecimentos especiais as Lojas Benoit (pelos prêmios ofertados aos vencedores do concurso) e a comissão organizadora da Expo São Luiz 2019. A SEMEDE também agradece a apresentadora Luiza Caterine dos Santos Panegalli e o público que prestigiou o 1º Concurso de Poesia “São Luiz Gonzaga e a Música Missioneira – Memória e Melodia”.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga