IHGSLG será o homenageado municipal da Semana da Pátria 2019

Guardião de conhecimento e da história do município, o Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG) será o homenageado municipal da Semana da Pátria 2019. A escolha ocorreu por meio de votação, durante reunião no Auditório do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (4ºRCB). O encontro contou com a participação de autoridades e de representantes de entidades, escolas e associações do município.

Presidido pela professora Anna Olívia do Nascimento, o IHGSLG completa 35 anos de atividades em 2019 e é um dos poucos institutos em atividade no Estado. Na reunião, a instituição foi representada pela vice-presidente Marli Antunes Cadore. Após a votação, o comandante do 4ºRCB, tenente-coronel Rodrigo de Carvalho Bernardo e a secretária de Educação e Esporte (SEMEDE), Rosangela Vidoto, ressaltaram o trabalho realizado pelo instituto e a dedicação da equipe na preservação da história do município, contemplando também as próximas gerações. Neste ano, o tema nacional do desfile é a “Bandeira do Brasil” e o tema estadual é o “Parque Histórico Marechal Manoel Luís Osório”.

Durante a reunião, também foi realizado o sorteio da ordem do desfile cívico, estabelecendo uma lista preliminar. Os interessados em integrar a atividade e que não participaram da reunião, devem entrar em contato com a SEMEDE– junto a Biblioteca Municipal – até sexta-feira (23), pelos números (55) 3352-4517 ou (55) 3352-4407. O histórico para o desfile de 7 de setembro deverá ser entregue – uma cópia física e outra pelo e-mail secretariapedagogico@gmail.com – até o dia 30 de agosto.

SEMANA DA PÁTRIA

A abertura da Semana da Pátria 2019 ocorrerá no dia 2 de setembro, 9 horas, na Praça da Matriz, com o hasteamento da bandeira do Brasil, do Rio Grande do Sul e de São Luiz Gonzaga. A solenidade contará com a presença de autoridades e apresentações artísticas em homenagem a pátria. Os pavilhões ficaram hasteados – e iluminados – até o dia 6 de setembro, ocasião em que ocorrerá o arriamento das bandeiras, às 16 horas.

As bandeiras serão hasteadas no dia 7 de setembro, às 8h20min, na Praça da Matriz. Após a revista da tropa pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e pelo comandante do 4ºRCB, Rodrigo de Carvalho Bernardo, terá o início o desfile cívico. A solenidade de encerramento da Semana da Pátria ocorrerá após o término da atividade cívica, com o arriamento das bandeiras e a entrega dos pavilhões na Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga