Obra sobre Coluna Prestes será lançada na Feira do Livro

Os autores e integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga (IHGSLG) Anderson Amaral Schmitz e Lauro Machado de Oliveira lançam no próximo dia 26, dentro da programação da 47ª Feira do Livro do Município, a obra São Luiz Gonzaga – Capital da Coluna Prestes. Na tarde de ontem, quinta-feira, dia 10, eles entregaram um exemplar autografado ao vice-prefeito e prefeito em exercício Piti Werle na sede da Administração Municipal.

O livro, que tem prefácio escrito pela professora Ivone Ávila, secretária geral do IHGSLG, conta a história real da maior marcha revolucionária ocorrida no País e a importância fundamental que a Região das Missões e São Luiz Gonzaga tiveram para a formação e início do movimento liderado por Luís Carlos Prestes. “Temos projeto de transformar São Luiz Capital Nacional da Coluna Prestes. Além de várias obras que registram a origem da marcha revolucionária na nossa cidade, há a homenagem da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga a Luiz Carlos Prestes, ocorrida no ano de 1984, pela passagem dos 60 anos da Coluna Prestes”, destaca Anderson Schmitz.

Em documento enviado ao deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), que se mostrou favorável ao projeto, consta que a homenagem na Câmara Municipal foi proposta pelo presidente da Câmara de Vereadores, o historiador José Gomes. Segundo o texto, “nesse acontecimento, o próprio Luiz Carlos Prestes afirmou que “a coluna que partindo de São Luiz, que considerávamos como a Capital da Revolução em 1924, marchou através do Brasil em grandes extensões, travou combates em que se revelaram as mais altas qualidades de nosso povo, a coluna, se não tivesse outros méritos, tem pelo menos esse.”

O livro São Luiz Gonzaga – Capital da Coluna Prestes, pode ser adquirido na sede do Instituto Histórico e Geográfico, que fica na Rua São João, 1514, Centro, no período da tarde. O preço é de R$ 50,00 para sócios da entidade e de R$ 70,00 para o público em geral.

A Coluna Prestes

Originada da revolta contra a República das Oligarquias, ou Velha República, a iniciativa teve a impulsão da eclosão dos levantes tenentistas, principalmente após as notícias da Revolta Paulista de 1924. Em 28 de outubro de 1924, na Região das Missões, os primeiros batalhões e cavalarias se levantaram com o incentivo do capitão Luís Carlos Prestes, que comandava o 1º Batalhão Ferroviário de Santo Ângelo. Também rebelaram-se tropas nas cidades gaúchas de São Luiz GonzagaSão Borja e Uruguaiana, respectivamente coordenadas por Pedro Gay, Rui Zubaran e Juarez Távora.

Suas reivindicações foram a implementação do voto secreto, a defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda a população, além de acabar com a miséria e a injustiça social no Brasil. Em seus dois anos e meio de duração, a Coluna Prestes, composta de 1,5 mil homens, percorreu cerca de 25 mil quilômetros, através de 13 estados do Brasil.