Depósito de materiais pesados danificam contêineres no Município

A colocação de restos de materiais de construção, móveis e outros itens muito pesados está danificando contêineres em diferentes ruas da cidade. Essa atitude por parte de alguns cidadãos prejudica o sistema de recolhimento do lixo urbano e gera prejuízos ao Município, que precisa substituir os equipamentos.

Um dos casos identificados é de um contêiner existente na Rua Salvador Pinheiro, aproximadamente uma quadra de distância da Praça da Matriz. “Foram colocados ali restos de material de construção com cimento e tijolos e também madeira. Com o peso, na hora da empresa responsável pelo serviço recolher os resíduos, a base do equipamento se rompe, inutilizando o mesmo e espalhando o lixo na rua”, explica o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, Luiz Carlos de Oliveira, gestor do contrato de coleta de resíduos.

Segundo ele, o sistema de contêineres existente em São Luiz Gonzaga abrange a coleta de resíduos sólidos domiciliares, de orgânicos e inorgânicos. “Não se deve colocar nos equipamentos resíduos da construção civil, sucatas e materiais inertes como eletroeletrônicos, sofás e outros, para os quais os responsáveis pelos produtos deve contratar serviço de tele entulho, por exemplo”, completa Oliveira.