São Luiz Gonzaga será palco do 66º Rodeio da Poesia Crioula

O CTG Galpão de Estância e o Complexo Turístico Jayme Caetano Braun recebem entre sexta-feira e domingo, dias 11 a 13 de outubro, a 66º edição do Rodeio da Poesia Crioula. Promovido pela Estância da Poesia Crioula, também conhecida como Academia Xucra do Rio Grande do Sul, o evento estará em São Luiz Gonzaga reunindo poetas, escritores e músicos de várias cidades do Estado.

Conforme o presidente da Estância da Poesia Crioula, Cândido Brasil, e o delegado regional José Dirceu Dutra, o Município foi escolhido para sediar a programação por ser o berço do grande pajador Jayme Caetano Braun e por em 2024 ser comemorado o centenário do nascimento do tronco missioneiro, o qual dedicou a sua vida a poesia e a música tradicionalista. A região está convidada para esse momento cultural único. A entrada será gratuita a todos para que tenhamos uma grande celebração da cultura gaúcha e missioneira”, destacou o secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Sidnei Ferreira.

Confira a programação completa do 66º Rodeio da Poesia Crioula:

Dia 11 de outubro de 2024 – Sexta-feira:

Local: CTG Galpão de Estância.

❖19:00 h – Recepção de boas-vindas ao público;

❖20:00 h – Jantar de confraternização;

❖20:30 h – Filme de Apresentação da Estância da Poesia Crioula;

❖21:00 h – Tertúlia Missioneira.

Dia 12 de outubro de 2024 – Sábado:

Local: Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga.

❖10:00 h – Palestra: Jayme Caetano Braun na Estância da Poesia Crioula –Presidente da Estância da Poesia Crioula, Cândido Brasil

Local: CTG Galpão de Estância.

❖14:00 h – Abertura Oficial;

❖14:15 h – Saudação do Presidente da EPC, Sr. Cândido Brasil;

❖14:20 h – Composição da Mesa Oficial;

❖14:30 h – Apresentação 65 Anos da Estância da Poesia Crioula;

❖14:50 h – Palestra: Payada – Origens e Referências Poeta e Pajador – Paulo de Freitas Mendonça;

❖15:30 h – Homenagem Especial e outorga da Medalha Vargas Neto à Poetisa Danci Ramos – Casa do Poeta de São Luiz Gonzaga;

❖15:50 h – Diplomação de Novos Sócios;

❖16:00 h – Premiação do Concurso Literário Jayme Caetano Braun;

❖16:15 h – Homenagens Especiais a Entidades e Personalidades;

❖16:30 h – Exibição do Filme Caetano Bochincho;

❖16:50 h – Painel de Dileção a Jayme Caetano Braun;

❖17:30 h – Homenagem e outorga “in Memorian”, da Medalha Vargas Neto ao Patrono Espiritual Poeta Jayme Caetano Braun;

❖18:00 h – Encerramento: Espetáculo Musical com Família Ortaça;

❖20:00 h – Jantar de Confraternização Lançamento da Antologia 2024 e Tertúlia Livre.

Dia 13 de Outubro de 2024 – Domingo:

Local: Complexo Cultural e Memorial Jayme Caetano Braun

❖10:00 h – Romaria da Saudade – "Homenagem aos vates falecidos".

❖12:00 h – Almoço de Confraternização e Encerramento.