São Luiz Gonzaga se habilita ao programa SOS Museus RS

Uma comissão formada pelo secretário municipal de Turismo e Cultura, Carlos Sidnei Ferreira, pela presidente do Conselho Municipal de Cultura, Eni Malgarin, e pela arqueóloga do município Raquel Machado Rech, encaminhou nesta terça-feira, dia 21, a documentação que habilita São Luiz Gonzaga a receber auxílio dentro do programa SOS Museus RS. Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado, o programa busca auxiliar museus gaúchos atingidos por eventos climáticos ocorridos entre os meses de maio e junho.

Segundo Raquel Rech, o projeto SOS Museus RS compreende assessoria técnica para a estruturação de planejamento museológico, catalogação de acervo, bem como a distribuição gratuita de materiais e mobiliário aos museus afetados pelas intempéries que causaram as enchentes no Estado em maio e a micro explosão climática ocorrida em São Luiz Gonzaga na noite de 15 de junho. “A recente calamidade natural provocou significativo dano ao nosso Museu Arqueológico (MARQ), comprometendo a preservação do seu acervo e a continuidade de suas atividades culturais em nosso município. Diante desse cenário desafiador, o trabalho proposto pelo projeto SOS Museus RS se alinha com os esforços da nossa secretaria para a recuperação e revitalização do acervo e do nosso Museu Arqueológico como um todo”, salienta a arqueóloga.

A adesão teve o aval do prefeito Sidney Brondani. “Com certeza toda a ajuda é bem-vinda. O nosso Museu Arqueológico é um espaço importante para a história e cultura e vamos buscar o que for possível para recuperar os danos causados na estrutura do prédio pela tempestade”, destaca Brondani.