Museu Senador Pinheiro Machado recebe mostra sobre erva mate

Foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, dia 20, a etapa de São Luiz Gonzaga da Exposição Itinerante Saberes e Sabores: Erva Mate. Promovida em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana da Unijuí, a mostra ocupa espaços do Museu Senador Pinheiro Machado e ficará aberta ao público do Município até o dia 23 de setembro.

A solenidade de abertura teve a presença do prefeito Sidney Brondani, dos secretários municipais da Educação e Esporte, Mariza Ditz Klein, da Cultura e Turismo, Carlos Sidnei Ferreira, da presidente do Conselho Municipal de Cultura, Eni Malgarin, da coordenadora do Museu Senado Pinheiro Machado, Irene Borges Notarjacomo, e de representantes da comunidade. Os presentes também assistiram a apresentação dos músicos Cléverson Oliveira, Mylena Ferreira e Leandro Ferreira. “A exposição mostra as etapas de produção e processamento da erva mate, hoje considerada recurso natural do Rio Grande do Sul, até chegar ao nosso bem companheiro que o chimarrão”, destacou Irene Borges.

O prefeito Sidney Brondani afirmou a importância da atividade no museu são-luizense. “A riqueza de nossa história e cultura é parte fundamental na formação da nossa comunidade e o poder público deve sempre participar, apoiar e organizar atividades culturais e de resgate histórico. Além disso, quem não gosta de um bom mate”, salientou Brondani. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas.