Acendimento da Pira da Pátria abre atividades do Sete de Setembro

O período entre o fim da tarde e a noite de segunda-feira, dia 19, foi marcado pela chegada da centelha do Fogo Simbólico em São Luiz Gonzaga. A centelha foi recebida por integrantes do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB) e representantes da comunidade na área do Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, nas margens da BR-285.

A chama então foi conduzida por ruas da cidade até a sede do 4º RCB, onde ocorreu a cerimônia de acendimento da Pira da Pátria. O ato foi acompanhado por autoridades e comunidade em geral. Neste ano, ficou definida a passagem dos cem anos de instalação do 4º RCB em São Luiz Gonzaga, na figura do seu comandante Diego Morais Duarte, como o tema a ser homenageado em nível municipal da Semana da Pátria 2024. A nível nacional a homenagem será ao Centenário da União dos Escoteiros do Brasil e, em nível estadual, os 40 anos do Batalhão de Suez e sua participação na mais longa missão de paz da ONU.

A abertura oficial da Semana da Pátria ocorrerá em 2 de setembro, às 9 horas, na Praça da Matriz. Já o Desfile Cívico ocorrerá no dia 7 de setembro, às 8h30, ao longo da Rua Venâncio Aires. Em caso de chuva no dia do desfile, as atividades serão adaptadas e ocorrerão no Ginásio Municipal JB Loureiro.