Festa do Arroz Carreteiro é cancelada em respeito às vítimas das enchentes

Uma reunião ocorrida na noite de ontem, quinta-feira, no Centro de Artes Lucas Franco de Lima, definiu pelo cancelamento da nona edição da Festa do Arroz Carreteiro, que ocorreria nos dias 1, 2 e 3 de junho no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. A decisão foi tomada em conjunto entre prefeitura, tradicionalistas e empreendedores que participariam da programação.

Proposto pela Administração Municipal, o encontro tinha por objetivo ouvir todos que fazem a Festa do Arroz Carreteiro acontecer. A decisão unânime foi então de se cancelar o evento em respeito e solidariedade as vítimas das enchentes que castigam o Estado. “Não sofremos efeitos diretos das cheias, mas temos muitos são-luizenses que estão sofrendo nas cidades atingidas. Nossa opinião é de que, neste momento, não há clima para se festejar enquanto passamos pela maior tragédia do Rio Grande do Sul”, afirmou o prefeito Sidney Brondani.

Também presente na reunião, o vice-prefeito Piti Werle salientou que “a situação do Estado é muito difícil e vai ficar ainda mais complicada nas próximas semanas. Por isso, cancelar o evento deste ano é a melhor decisão.” Já a vereadora Rose Grings (PP) destacou que votou pelo cancelamento da festa com o “coração apertado”. “A nossa Festa do Arroz Carreteiro é muito querida por todos e receberia nesta edição o maior aporte de recursos da Câmara Municipal, que destinou R$ 20 mil das emendas impositivas para a programação. Mas a dor dos milhares de gaúchos que perderam tudo nas cheias é muito maior e merece nosso respeito e solidariedade.”

Dia do Município – Sem a Festa do Arroz Carreteiro, os presentes no encontro optaram por um evento beneficente, voltado para a arrecadação de alimentos, principalmente arroz, a ser realizado no Complexo Esportivo Cícero Cavalheiro no próximo dia 3 de junho, Dia do Município de São Luiz Gonzaga.

O arroz carreteiro, prato símbolo da cidade, será lembrado com dia especial na programação dos Festejos Farroupilha em setembro, em evento que deverá ter um show com Pedro Ortaça e marcar o centenário de nascimento de Jayme Caetano Braun.