Programação da 45ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga inicia nesta quinta-feira

A comunidade é convidada a prestigiar um dos eventos mais tradicionais do município! Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, inicia a programação da 45ª edição da Feira do Livro de São Luiz Gonzaga!

Nesse ano, o patrono da feira é o professor, escritor e historiador Anderson Iura Amaral Schmitz. Entre os trabalhos mais recentes – ao lado da presidente do Instituto Histórico e Geográfico (IHGSLG), Anna Olívia do Nascimento – o patrono lançou a obra “San Luis, a Missão”, a qual resgata a história da redução de São Luiz Gonzaga.

A feira também irá homenagear a escritora Nair Tereza Vieiro Calegaro, o escritor Ângelo Pasa e o Coletivo Universo Feminino, integrado pelas autoras Guiomar Batú dos Santos, Ivone Avila, Neiva de Melo, Vania Coimbra, Noeli Schnorrenberger, Solange da Cruz Battirola e Teresinha Ferreira.

Na quinta-feira, a solenidade de abertura da 45ª Feira do Livro inicia às 19h30min., com a participação de autoridades, do patrono, dos homenageados e da comunidade. Confira a programação completa dos quatro dias de feira, a qual também integra a programação do Natal Luz das Missões 2022:

1º de dezembro (quinta-feira)

10 horas

- Abertura das atividades permanentes:

Brique da Praça Abegair Damião – Especial de Natal

Centro de Criatividade  São-Luizense

Livro 7 Povos: Retratos de um Território, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Projeto Ler é Bom Demais!

- Transmissão do programa Cidade Alerta, da Rádio Missioneira

- Lançamento do livro A Fantástica Fábrica de Histórias – A Pré Escola B e suas Aventuras na Educação Infantil, da EMEI Florinda Caetano Braga

14 horas

- Escola Super Cérebro – jogos interativos

15 horas

- Lançamento: Doses de poesia, da EMEF Boa Esperança

19h30min.

- Abertura Oficial da 45ª Feira do Livro

Banda da EMEF Coração de Jesus

- Homenagens:

- Ao Patrono da feira, Anderson Iura Amaral Schmitz

- Aos escritores Angelo Pasa e Nair Tereza Vieiro Calegaro

- Homenagem ao Coletivo Universo Feminino

- Apresentação musical com Fabio Kreuz

Pronunciamento do patrono e sessão de autógrafos

- Lançamento da Coletânea Coração Missioneiro, de Noé Teixeira e convidados: Jacinto Zabolotsky (Presidente da Associação Cultural Russa Volga do Brasil – livro A Imigração Russa “Os longos caminhos da esperança”); Elói de Ávila (escritor, radialista, jornalista – Grupo Noroeste – Jornal Santa Rosa) e Carlos Justen (Prefeito de Campina das Missões)

2 de dezembro (sexta-feira)

- Abertura dos stands de livros

- Apresentação do Projeto Recanto Musical – Ministério do Turismo e Rio Grande Energia (RGE)

- Abertura da Feira do Empreendedor: Programa JEPP (parceria entre a Secretaria de Educação e Esporte, ACI e Sebrae)

Participação: EMEI Tancredo Neves, EMEI Ana Paulina, EMEI Elíria Cerutti Perim, EMEF Mamede de Souza e EMEF Coração de Jesus

10 horas às 11h30min.

- Programa A União Faz a Vida – parceria do Sicredi e Secretaria de Educação e Esporte

Participação: EMEI Cecília Petry Batista e EMEF Boa Esperança

13h30min.

- 34º Festival Infanto-Juvenil da Canção (FIJUCA)

- Bate papo com os estudantes do Instituto E. E. Profº Osmar Poppe

- Projetos: Bolo Literário e Revista Poppe News

19h30min.

- Bate-papo interativo: encontro de leitores, um ano do Sebo Damme Rosa (com transmissão ao vivo)

Mediadora: Vanielle Rosa, administradora

Tema: Eu e os livros, benefícios do autodesenvolvimento

Leitores participantes confirmados:

- Lenita Griza, hipnóloga

- Eduardo Cadore, psicólogo

- Katiele Almeida, enfermeira

3 de dezembro (sábado)

9h30min.

- Lançamento: Coordenação Pedagógica # Educação Infantil – Tatiane Pinto Marques e Arnaldo Nogaro

10 horas

- Café Literário dos ex-patronos e ex-patronesses das edições anteriores da Feira do Livro

- Entrega de obras para o Memorial dos Artistas São-luizenses (Conselho de Turismo e Conselho de Cultura)

15 horas às 16 horas

- Lançamento da URI São Luiz Gonzaga

A partir das 16 horas

- Lançamento: As Crônicas da Liberdade – Marta Azzolin

- Lançamento: Meu Lugar – E. E. E. M Profª Teresinha Medeiros Schneider (São Lourenço das Missões), alunos do 6º e 7º ano

17 horas

- Lançamento: Poetas Gaúchos: Um Canto Lírico e Social – Guiomar Terra Batú dos Santos

- Lançamento: Flor de Campo – Noeli Schnorrenberger

17h30min.

- Lançamento: Missões Jesuítico-indígenas, entre sombras e luzes; passado e futuro – Julio Ricardo Quevedo dos Santos

- Apresentação Escola Musiká

- Banda Marcial da URI

4 de dezembro (domingo)

8 horas

- Missa Paróquia de São Luiz Gonzaga (Palco Cenair Maicá)

16 horas

- Animação Cultural – Teatro Ministério MEVAM

17h30min.

- Lançamento: A Música Missioneira Gaúcha: A Gênese, o Criador e a Criatura – 1ª e 2ª edição - Martins Livreiro e João Sampaio

Lançamento: Contextos do Violão Missioneiro a partir de transcrições musicais de Noel Guarany - Jair Gonçalves

18 horas

- Lançamento: Seleta 31 ASAS – Associação São-luizense de Autores e Seletinha Meu Primeiro Voo – 2ª Ed.

- Coral Canto Livre

20 horas

- Show missioneiro com Desidério Souza

21h30min.