Superintendente estadual do IPHAN visitou São Luiz Gonzaga

São Luiz Gonzaga recebeu na quinta-feira (1º) a visita do superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Leonardo Maricato. O titular foi recepcionado no Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir pelo prefeito Sidney Brondani e pela secretária de Turismo e Cultura (SEMTC), Luiza Caterine Santos Panegalli.

A visita ao local histórico também foi acompanhada pela vereadora Rose Grings; pelo diretor de museus, professor Anderson Amaral; pela chefe do Setor de Cultura da SEMTC, Liandra Antonini; pela integrante da SEMTC, Caiandra Corrêa e pelos integrantes do escritório regional do IPHAN em São Miguel das Missões e do escritório de Porto Alegre.

Na ocasião – a primeira visita do superintendente estadual às Missões – foram apresentados os últimos trabalhos realizados pelo Executivo Municipal e pelo IPHAN, visando melhorias e a conservação do sítio arqueológico. Na próxima semana, também será iniciada a reforma da guarita do local.

O titular estadual do IPHAN, Leonardo Maricato, avaliou a visita ao município. “Esta foi a minha primeira visita oficial à região e fui muito bem recebido. Estou realizando uma verificação in loco da situação de todos os sítios arqueológicos. Saio de São Lourenço feliz e com inúmeros projetos. Junto com o prefeito, estamos aqui buscando melhorias”. O superintendente também destacou o grande potencial turístico e cultural das Missões. “Temos aqui um local único no Brasil. Com uma gastronomia única, um artesanato único. Acho que este é o caminho para que possamos trazer os turistas, investindo no turista brasileiro, depois pensando em trazer os turistas internacionais”, afirmou.

PRAÇA JAYME CAETANO BRAUN

A agenda de visita ao município seguiu no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito Piti Werle; pelo presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Carlos Sidnei Ferreira e pela integrante da SEMTC, Irene Notarjacomo. Na ocasião, a comitiva do IPHAN assistiu à apresentação de Cléverson Oliveira & Família. O superintendente também recebeu do prefeito e do vice-prefeito uma lembrança do município, confeccionada pelo artesão Adilson Cortiena.

O prefeito Sidney Brondani agradeceu a visita do superintendente estadual do IPHAN, Leonardo Maricato. “Conseguimos mais um grande aliado para divulgar e buscar investimentos para o nosso Sítio Arqueológico de São Lourenço. Temos uma terra muito rica, com uma história marcada por muitas lutas e conquistas, a qual precisa ser preservada e divulgada. Parabenizo também o trabalho desenvolvido pelo IPHAN e pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura buscando melhorias para o sítio arqueológico”.

Atualmente, o município trabalha no projeto de pavimentação para o acesso asfáltico ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir, realizando as tratativas junto à Caixa Econômica Federal. O recurso – oriundo do Ministério do Turismo – foi obtido por meio do apoio do senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) e do deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL). O projeto de pavimentação asfáltica também irá contemplar o Sítio Arqueológico de São João Batista (nos municípios de Entre-Ijuís e Vitória das Missões). Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões para melhorar o acesso aos dois sítios arqueológicos.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga