Programação virtual irá celebrar o aniversário de 141 anos de emancipação de São Luiz Gonzaga

• Atividades são promovidas pela Administração Municipal com o apoio de entidades e instituições do município

Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 25/05/2021 às 13:25   |   Imprimir

Devido à pandemia e com a publicação do decreto municipal nº 6.019/2021, o município cancelou a realização da Festa do Arroz Carreteiro e de todos os eventos presenciais do dia 3 de junho de 2021, alusivos ao aniversário de São Luiz Gonzaga. Para celebrar os 334 anos de fundação e 141 anos de emancipação político-administrativa do município, uma programação virtual será promovida pela Administração Municipal, com a coordenação da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SMCULT) e Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) e apoio de entidades, instituições, Conselho Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Cultura.

PROGRAMAÇÃO

No dia 31 de maio, na programação virtual, a URI São Luiz Gonzaga realizará a aula inaugural do Curso Técnico Guia de Turismo.

No dia 1º de junho, na Estação Ferroviária, será lançado o Projeto de Arborização da Estação Férrea, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Projeto Frutificar, da Casa do Poeta. Também no dia 1º, no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, ocorrerá a transmissão do lançamento do Encontro de Trovas e Pajadas, com a nova modalidade “Estilo Jayme Caetano Braun”.

Devido à pandemia, foram transferidas as datas de realização do Projeto Cultural Bolicho do Chico Sales, sob a coordenação do artista Jarbas Nadal, o Festival de Trovas e Pajadas e a entrega das honrarias da Comenda Sepé Tiaraju aos artistas são-luizenses Érlon Péricles e João Máximo. As datas serão divulgadas posteriormente.

No dia 2 de junho, às 15h30min, será transmitida pela página no Facebook da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, a Coroação das Soberanas do município. O ato contará com a participação do prefeito Sidney Brondani.

No dia 3 de junho, o CTG Galpão de Estância e o Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado prepararão o prato típico do município, o arroz de carreteiro. As entidades irão publicar um vídeo demonstrativo, na página do Turismo e Cultura. O objetivo é comemorar o título de “Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro” e fortalecer o anteprojeto de Lei Nº 002, da vereadora Rose Grings, que “Cria no âmbito de São Luiz Gonzaga, a lei que denomina o Arroz Carreteiro como prato típico do município”.  A iniciativa também busca incentivar os restaurantes locais a oferecerem o arroz carreteiro em seu cardápio aos turistas e visitantes.

CONCURSO VIRTUAL DE CHIMARRÃO

A Secretaria de Turismo e Cultura, com o apoio da Ervateira Rei Verde, promove o Concurso Virtual de Chimarrão. O concurso visa incentivar os são-luizenses a publicarem a fotografia do seu chimarrão, marcando a página no Facebook do Turismo e Cultura. As fotos devem ser publicadas até 3 de junho. As duas fotos mais curtidas receberão um kit da Ervateira Rei Verde.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SMCULT

Fotos: Arquivo