COMTUR realiza a primeira reunião do ano

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou na semana passada a primeira reunião de 2021. O encontro ocorreu no Centro de Informações Turísticas, na Praça da Matriz. Na pauta da reunião, as comemorações do Dia do Pajador (aniversário de Jayme Caetano Braun), em 30 de janeiro; e a entrega da Comenda Sepé Tiaraju, no dia 7 de fevereiro. A reunião ocorreu obedecendo as medidas sanitárias para evitar a disseminação da COVID-19.

O presidente do COMTUR, Carlos Sidnei Ferreira, iniciou a reunião dando as boas-vindas a nova secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli e ressaltou os desafios enfrentados pelas entidades que promovem o turismo em São Luiz Gonzaga nesse momento crítico de pandemia.

O conselheiro do COMTUR, o escultor Vinicius Ribeiro, se voluntariou para restaurar o monumento em homenagem a Jayme Caetano Braun, obra de sua autoria. O Monumento ao Pajador foi inaugurado em 10 de outubro de 2009 e construído de forma voluntária, com o apoio da comunidade.  De acordo com Vinícius, a obra necessita de uma revitalização para comemorar o seu dia.

Durante a reunião, a secretária Luiza Caterine destacou a importância de  reativar a Venda do Bonifácio, localizada no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun.  “É fundamental que a Venda do Bonifácio esteja aberta para atender aos turistas e gerar renda para São Luiz Gonzaga, sendo um local estratégico para a divulgação do município”, afirmou.

Na ocasião, os integrantes do COMTUR sugeriram nomes de são-luizenses para receberem a Comenda Sepé Tiaraju. A vereadora Rose Grings também participou da reunião, colaborando com sugestões de nomes para a honraria. Grings também colocou seu gabinete na Câmara a disposição do conselho. Nos próximos dias, os nomes definidos pelo conselho para receber a Comenda Sepé Tiaraju serão divulgados.

A reunião também contou com a participação dos conselheiros: Neli Antonini (Secretaria de Educação e Esporte); Alécio Santos (APARP); Nelson Faleiro (presidente do Sindilojas) e da integrante da Secretaria de Turismo, Caiandra Correa.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Turismo e Cultura