Secretaria de Turismo e Cultura desenvolve projeto para resgatar histórias sobre a Estação Férrea

• Pasta busca o empréstimo de fotografias, documentos da época de funcionamento da estação, bilhetes antigos e relatos de ferroviários aposentados

Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 14/07/2020 às 11:20   |   Imprimir

Local de grande importância para o desenvolvimento de São Luiz Gonzaga e cenário de várias histórias, a Administração Municipal segue com o trabalho de revitalização da Estação Férrea. Além da reforma do prédio (realizada com recursos próprios do município), a Secretaria de Turismo e Cultura promove o projeto “Histórias da Estação Férrea”.

A secretária de Turismo e Cultura, Marli Miranda de Oliveira, destaca que a iniciativa tem o objetivo de resgatar as memórias dos trabalhadores ferroviários que contribuíram para o progresso de São Luiz Gonzaga. Para o projeto, a pasta busca o empréstimo de fotografias e documentos da época de funcionamento da estação, bilhetes antigos, filmagens e relatos de ferroviários aposentados e familiares.  O objetivo é reunir os materiais, catalogá-los no acervo da Estação Férrea e disponibilizá-los para a comunidade.

A titular da pasta ressalta a importância de preservar os relatos que compõem a história da Estação Férrea. “Conversando com as pessoas que visitam o espaço, ouvimos diversos relatos sobre a Estação Férrea, momentos emocionantes, que marcaram a vida de muitas pessoas. Queremos resgatar e reunir esses relatos os quais ajudam a contar a história do local, preservando as memórias sobre esse patrimônio que pertence ao município e a comunidade. Por isso, pedimos a colaboração de todos!”.

Os interessados em colaborar com o projeto podem entrar em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura, no Centro de Informações Turísticas, junto a Praça da Matriz. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Informações também pelo número (55) 3352-9366.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Turismo e Cultura