Museu Arqueológico será instalado no prédio da antiga Estação Férrea

Um local que no passado foi cenário de partidas e chegadas, também irá guardar entre suas paredes mais um capítulo da história de São Luiz Gonzaga. A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura – e o apoio do Setor de Patrimônio – realiza a mudança do Museu Arqueológico – antes instalado na Praça Cícero Cavalheiro – para o prédio da antiga Estação Férrea.

A nova reforma executada no espaço foi realizada pela empresa Norte e Sul Construções, Comércio e Serviços LTDA – EPP, de São Nicolau, vencedora do processo de licitação. O valor investido foi de R$ 74.373,39, recursos próprios do município. Além da restauração do prédio, também foi instalado um sistema de segurança e iluminação externa no espaço.

As peças do museu serão organizadas com o apoio do professor Anderson Amaral, o qual também atua no Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga. A parte térrea terá as peças do museu arqueológico, com itens das reduções jesuíticas. Também será a nova sede do Setor de Cultura do município, coordenado por Irene Notarjácomo. Já no segundo andar, será instalada uma sala de reuniões e uma galeria, com pinturas e retratos de são-luinzeses ilustres.

A secretária de Turismo e Cultura, Marli Miranda de Oliveira, agradeceu o apoio na mudança do museu arqueológico para o novo espaço. “A reativação do prédio era um objetivo da atual gestão municipal e que vinha sendo trabalhada pela secretaria, antes sob a coordenação de Rose Grings. Gostaria de agradecer a Secretaria de Educação, em especial a APDL, coordenada por Tito Bilinski, pela cedência de refletores que foram instalados na parte externa do prédio. Agradeço o apoio da Secretaria de Planejamento, coordenada pelo secretário João Venquiaruti e da Secretaria de Obras e equipes, coordenada pelo secretário Ivanir Coimbra, que têm atuado na manutenção e na limpeza da área”.

A secretária agradeceu a Jacson Brandão, chefe do Setor de Patrimônio, e a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, os quais têm auxiliado no transporte das peças para o novo prédio. Agradecimentos também a Brigada Militar. Marli pede o auxílio dos moradores próximo ao imóvel para que informem aos órgãos de segurança pública sobre movimentações suspeitas nas proximidades do prédio. Devido a pandemia de COVID-19, ainda não foi fixada uma data para a reabertura do Museu Arqueológico.

MUSEU SENADOR PINHEIRO MACHADO

Devido a não renovação do contrato com a empresa vencedora da licitação, uma nova empresa será contratada para concluir a reforma do Museu Senador Pinheiro Machado, localizado próximo a Praça da Matriz.

A documentação e propostas do novo processo de licitação serão recebidas até 1º de junho, às 11h30min, na Sala de Licitações junto a Prefeitura de São Luiz Gonzaga. O valor da obra é estimado em R$ 177.928,77. O recurso é oriundo do Ministério do Turismo – destinado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Darcísio Perondi – e contrapartida do município.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Divulgação / Leandro Perazolo