Comenda Sepé Tiaraju presta homenagem aos cidadãos que atuam em prol do município

• Entrega da honraria ocorreu na última sexta-feira (7), no salão de festas do Messa Produções, marcando os 264 anos da morte do herói são-luizense e na

Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 10/02/2020 às 15:19   |   Imprimir

A última sexta-feira (7) foi de homenagens ao herói da pátria Sepé Tiaraju e aos cidadãos que divulgam e trabalham em prol de São Luiz Gonzaga. Em um belo evento, ocorrido no salão de festas do Messa Produções e Eventos, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga realizou a entrega da “Comenda Sepé Tiaraju”.

Neste ano, a honraria homenageou o músico Noé Teixeira; o piloto e entusiasta do automobilismo, Otávio Dorneles; o ex-prefeito Alseu da Silva Braga, representado na solenidade por seu filho, o vereador José Antônio Braga; o escritor e jornalista Newton Alvim, representado por Heloisa de Moraes Fernandes; a professora Ivone Ávila, representada pelo filho, Henrique Ávila; e o presidente da Coopatrigo, Ivo Batista, representado pelo filho, Thiago Batista. Devido compromissos profissionais, o músico Doné Teixeira não pode comparecer ao evento.

HOMENAGENS

A solenidade contou com a participação de autoridades, familiares e amigos dos homenageados. A abertura do evento foi realizada pelo Fênix Grupo Folklorico, os quais emocionaram os presentes com a apresentação do show “Missões – A saga de Sepé Tiarayu e as reduções jesuítico guarani”.

A secretária de Turismo e Cultura, Rose Grings, destacou a importância da honraria. “Agradeço a presença dos homenageados e seus representantes, os quais foram indicados por pessoas da nossa sociedade, que integram os conselhos de Turismo e Cultura. A secretaria se sente honrada em poder realizar esse projeto, o qual busca homenagear cidadãos que trabalham pelo nosso município e também celebrar o legado do herói Sepé Tiaraju. São Luiz Gonzaga é a nossa terra e esta terra tem dono!”.

Com a leitura dos currículos, a trajetória dos homenageados foi destacada, os quais – cada um em sua área de atuação – estão envolvidos em ações em prol do município. Os agraciados com a comenda agradeceram a homenagem, a qual leva o nome de um dos maiores símbolos da história das Missões e do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, o prefeito Sidney Brondani, destacou a atuação de cada um dos homenageados. “Com a ‘Comenda Sepé Tiaraju’, São Luiz Gonzaga também está homenageando pessoas que deram a sua contribuição e seguem contribuindo para o desenvolvimento do município, para que ele se torne cada vez mais forte, unidos pelo desejo de ver São Luiz Gonzaga prosperar. O legado de vocês inspira as futuras gerações a continuar esse grande trabalho que leva nosso município adiante. Agradeço o trabalho realizado por cada um de vocês, o qual nos fortalece para seguir em frente”, afirmou.

Após a solenidade, os presentes puderam degustar um delicioso arroz carreteiro – prato típico do município – preparado pela equipe do Messa Produções e Eventos.

APOIADORES

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, agradece a presença de todos na entrega da honraria. Agradecimento especial ao escultor Vinícius Ribeiro, o qual confeccionou e patrocinou a “Comenda Sepé Tiaraju” e ao Messa Produções, empresa apoiadora do evento.

A pasta também agradece o apoio do Conselho Municipal de Turismo; Conselho Municipal de Cultura; Fênix Grupo Folklorico; Lojas Benoit; Portal das Missões; imprensa local; Luiza Catarine; soberanas do município, Yaçana Marcon e Francine da Silva; rainha da Festa do Arroz Carreteiro 2019, Hêrica Keller e embaixatriz do Turismo RS Internacional, Eduarda Heinzmann. A secretária Rose Grings, também agradece a equipe da pasta pelo apoio na organização do evento.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga