Administração Municipal irá inaugurar dois postos de saúde na próxima terça

ESFs do Centro e do Bairro Raymundo Gomes Neto atendem grande parte da população são-luizense da zona urbana, representando cerca de 6,8 mil pessoas cadastradas nas duas unidades de atenção básica da Saúde

Nesta terça-feira, 8 de setembro, a Administração Municipal de São Luiz Gonzaga estará realizando cerimônias de inauguração de dois postos de saúde do município: o ESF Juvenil Caldas Lanzini, que atende a população moradora da zona central da cidade e grande parte de moradores do Bairro da Gruta, representando cerca de 3.800 pessoas cadastradas, e o ESF Ramona Gonçalves Ferreira, que atende as comunidades dos bairros Raymundo Gomes Neto e Vila Marcos e que abrange um atendimento a cerca de 3 mil pessoas.

ESF JUVENIL CALDAS LANZINI – Localizado na Rua São João, nº 1155, próximo ao INSS, o ESF do Centro, batizado com o nome do saudoso empresário Juvenil Caldas Lanzini, sócio majoritário da farmácia Nossa Senhora Auxiliadora, será inaugurado na próxima terça-feira, 8 de setembro, às 13h30min.

Contando com atendimento médico, visitas domiciliares por agentes de saúde, aplicação de curativos, realização de exames ginecológicos, testes do pezinho e formação de grupo gestantes, diabéticos e hipertensos, o ESF Juvenil Caldas Lanzini conta, atualmente, com 12 profissionais, dentre um médico, um enfermeiro, dois técnicos de saúde, seis agentes de saúde, um agente administrativo e um profissional em serviços gerais.

O HOMENAGEADO - Juvenil Caldas Lanzini, o “seu” Lanzini, como era conhecido pelos clientes da farmácia de sua propriedade, nasceu em 1º de julho de 1914, na cidade de Pinhão/PR, filho de Atilio Lanzini e Maria Caldas Lanzini. Veio para São Luiz Gonzaga em 1936 com o posto de cabo do então 3º Regimento de Cavalaria, onde tinha a função de manipulador de farmácia. Após a baixa do exército, em 1939, foi trabalhar na farmácia Ferreira, de Noé Ferreira, e, depois, de Pedro João Mallmann, quando passou a chamar-se Farmácia Nossa Senhora Auxiliadora, como até hoje.

Lanzini iniciou como um simples funcionário; mais tarde, tornou-se sócio e responsável técnico até tornar-se sócio majoritário da empresa, considerada a mais antiga da cidade. Ganhou o reconhecimento da comunidade em três oportunidades: quando foi escolhido, através do voto dos leitores de A NOTÍCIA, para ser incluído na lista dos “Homens da Comunidade”; quando foi homenageado pela Câmara de Vereadores, que lhe outorgou o título de Cidadão São-Luizense; e, finalmente, na Semana da Pátria de 1996, quando foi convidado pela Administração Municipal para fazer o acendimento do fogo simbólico, na abertura dos festejos cívicos. Viúvo de Ondina, “seu” Lanzini tinha duas filhas, Eunice e Mara Regina, e faleceu no dia 8 de junho de 1998. (Arquivo Jornal A NOTÍCIA)

ESF RAMONA GONÇALVES FERREIRA - Localizado na Rua Vicente Ferrer do Prado, nº 284, no Bairro Raymundo Gomes Neto (Frigorífico), o ESF Ramona Gonçalves Ferreira, que abrange a população dos bairros Raymundo Gomes Neto e Marcos, será inaugurado também na terça-feira, 8, às 15h.

O respectivo posto de saúde, que realiza atendimento médico, visitas domiciliares por agentes de saúde, aplicação de curativos, realização de exames ginecológicos, testes do pezinho e formação de grupo gestantes, diabéticos e hipertensos, comporta, atualmente, uma equipe composta por 12 profissionais, dentre um médico, um enfermeiro, dois técnicos de saúde, seis agentes de saúde, um agente administrativo e um profissional em serviços gerais.

A HOMENAGEADA - Filha de Maximilia Gonçalves Ferreira e Diolindo Gonçalves Ferreira, pequenos agricultores que migraram para a cidade de São Luiz Gonzaga e se instalaram no Bairro Raymundo Gomes Neto, Ramona Gonçalves Ferreira, conhecida como Dona Ramona, sempre foi muito querida por todos que a conheceram, sendo respeitada pelas pessoas que buscavam suas orientações e conselhos.  Auxiliou a comunidade e todos aqueles que se aproximavam, construindo uma filosofia do bem em torno da caridade, auxílio ao próximo e obras filantrópicas. Mentora nata, forjada na realidade social, Dona Ramona sempre teve uma palavra amiga e de afago a todos aqueles que a procuravam. Conhecendo profundamente as dificuldades das famílias mais humildes, do pouco fazia muito, realizando, assim, mutirões de solidariedade que diminuíam o duro fardo de muitas famílias. O legado de Dona Ramona, conhecido pelas atividades no Centro Espírita Maria Margarete, transpassa a religião tendo seu trabalho humanitário reconhecido por várias autoridades religiosas e políticas do Município de São Luiz Gonzaga. (Fonte: Família Gonçalves Ferreira)

COMPROMISSO COM A SAÚDE - Segundo o prefeito Junaro Figueiredo, “a inauguração oficial das duas unidades de ESF no município representa o compromisso da Administração Municipal com a área da saúde, principalmente, da atenção básica, na qual, além dos investimentos realizados de maneira periódica e acima índice previsto para os municípios, teve toda a sua equipe de profissionais efetivados na carreira pública através do ingresso mediante concurso público realizado em 2014, o qual preencheu lacunas existentes há anos e que são primordiais para o atendimento efetivo à população”, salientou o Chefe do Executivo.

OBRAS E INVESTIMENTOS - Além da contratação efetiva de profissionais para o preenchimento do quadro de servidores da área, a Administração Municipal equipou, nos dois últimos anos, a Secretaria Municipal de Saúde com 13 novos veículos, representando uma renovação quase total da frota utilizada diariamente para o atendimento à comunidade, além da realização de obras de várias novas unidades ESFs, como na Vila Trinta e Vila Paz (quase concluídas), além dos Bairros Duque de Caxias e Presidente Vargas, que estarão recebendo a implantação de postos de saúde novos nos próximos meses, bem como a reforma e ampliação de outros ESFs, localizados na Vila Mário, Duque de Caxias, Floresta, e, também, na Secretaria Municipal de Saúde. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)