Servidores da Saúde participam de curso sobre plantas medicinais

A unidade do Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ramona G. Ferreira sediou nas últimas segunda e terça-feira, dias 20 e 21, curso sobre plantas medicinais. O trabalho foi ministrado pelo professor Jaime Berres, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e promovido em parceria com o Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga.

O curso contou com a participação de agentes comunitários de saúde e enfermeiras das unidades do ESF de São Luiz Gonzaga. Foram abordados o cultivo de plantas medicinais, aromáticas e condimentares, suas finalidades e usos principais. Em conformidade com a Resolução da Diretoria Colegiada (RCD) n° 10/2010, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de 66 plantas medicinais é indicado no cuidado à saúde.

De acordo com referências históricas, há relatos sobre o uso de plantas medicinais em praticamente todas as antigas civilizações. As primeiras descrições com fins terapêuticos foram escritas em cuneiforme, sendo originárias da Mesopotâmia e datam de 2.600 a.C., incluindo óleo de cedro (Cedrus sp.), alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), mirra (Commiphora sp.), papoula (Papaver somniferum), entre muitos outros derivados de drogas vegetais que ainda são utilizados no tratamento de doenças, como gripes, resfriados e infecções bacterianas. Conforme os conhecimentos adquiridos neste curso, foi possível se saber mais sobre produção e benefícios, assim como cultivo, plantio e diferenças entre as medicinais, aromáticas e condimentares.