Licitação para construção de duas novas UBSs será no dia 15 de julho

Investimentos do município em Saúde contabilizarão quatro postos de saúde novos em menos de três anos, além de reformas e ampliações efetuadas em outras unidades de atendimento básico

A Prefeitura Municipal, com o objetivo de proporcionar um grande acréscimo no atendimento à saúde básica da população são-luizense, publicou recentemente edital com abertura de processo licitatório para a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde – UBSs.

A abertura das propostas será realizada no próximo dia 15 de julho, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura. Ambas as obras, com valor global orçado em R$ 476.389,57 cada, serão implantadas no Bairro Duque de Caxias e no Bairro Presidente Vargas, as quais contarão com área construída de 302,63m².

A contemplação destas duas novas UBSs foi possível graças a projetos técnicos devidamente enquadrados nas normas do Ministério da Saúde, os quais, após a aprovação, tiveram garantidos recursos de R$ 408 mil para cada unidade de saúde, cabendo ao município investir a sua contrapartida de R$ 136.779,14, valor oriundo de recursos próprios da Prefeitura Municipal.

A implantação de novas UBSs trará benefícios sociais para cada bairro contemplado, uma vez que os postos de atendimento à saúde básica são pontos referenciais em cada bairro ou localidade, a exemplo de escolas. Assim, em bairros como a Vila Trinta e Duque de Caxias, além da construção de novas unidades de saúde e de ampliação das estruturas de ESFs já existentes, educandários municipais também  estão sendo construídos ou receberam obras de reforma e ampliação, proporcionando o desenvolvimento local de cada comunidade.

DUAS UBSs EM FASE DE CONCLUSÃO - Outras duas UBSs que estão sendo implantadas em São Luiz Gonzaga já contam com as suas obras praticamente prontas. Na Vila Trinta, a nova UBS aguarda apenas a conclusão do passeio público (calçada) para sua inauguração, e, na Vila Paz, as obras também estão perto de sua conclusão.

Estas duas novas UBSs, orçadas em R$ 258 mil, foram contempladas com emendas parlamentares de R$ 400 mil, tendo contrapartida de R$ 116 mil do município para as duas obras, as quais, com suas inaugurações previstas para o início do segundo semestre, somarão aos demais postos de Saúde do município no atendimento à saúde básica. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)