Comissão organizadora divulga o relatório final da 9ª Conferência Municipal de Saúde

• Evento ocorreu no dia 30 de março, no Parque de Exposições do Sindicato Rural

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 25/04/2023 às 09:05   |   Imprimir

Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”, a 9ª Conferência Municipal de Saúde reuniu em torno de 265 participantes, no Parque de Exposições do Sindicato Rural.

Realizado no dia 30 de março, o evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito, Sidney Brondani; o titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Rodrigo Reis; a secretária municipal de Saúde, Clari Ramborger; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Norma Benvenuti; e o palestrante da conferência, Yuri Sommer Zabolotsky.

Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal ressaltou a importância de pensar ações para o fortalecimento da saúde no município, em especial, na atenção básica. “A saúde é um dos pilares da nossa comunidade, sendo o bom funcionamento algo primordial. Eventos como a conferência são importantíssimos para pensarmos, de forma coletiva, maneiras de melhorar o trabalho já realizado e bem atender a população. As unidades de saúde e o Hospital São Luiz Gonzaga têm a finalidade única e exclusiva de atender a nossa comunidade e não para fins escusos”, ressaltou Brondani.

DELEGADOS – Após a fala do palestrante Yuri Sommer Zabolotsky, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para as discussões dos eixos temáticos, elaboração de propostas e escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde. As discussões foram norteadas pelos seguintes eixos: 1 – São Luiz que temos, São Luiz que queremos; 2 – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; 3 – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e 4 – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

Após as discussões, ocorreu a eleição dos oito delegados titulares e dos quatro suplentes que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde, em Porto Alegre, de 15 a 17 de maio. Os titulares são: Ondina Maristela de Oliveira Correia (usuário), Nilson de Chaves (usuário), Danieli Bratz (usuário), Jurema de Fátima Anger (usuário), Edson Guedes Batista (trabalhadores em saúde), Maria Eloá da Silva Martins (trabalhadores em saúde), Norma Beatriz Dutra Benvenuti (prestadores de saúde) e Clari Elisete Ramborger (gestores).

O relatório da 9ª Conferência Municipal de Saúde está disponível na íntegra nos anexos da matéria.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA