São Luiz Gonzaga inicia a vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

• Confira o público-alvo da mobilização, a qual segue até o dia 31 de maio

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 05/04/2023 às 15:48   |   Imprimir

As unidades de saúde do município iniciam nesta segunda-feira, 10 de abril, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a 6 anos incompletos  (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança, de salvamento e das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para receber a dose do imunizante, é necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão SUS na unidade de saúde correspondente à área de domicílio. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra no dia 31 de maio.

INFLUENZA – A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga